Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 

 172 artigos encontrados em Nutrição e Esporte
 
 
Avaliação da Composição Corporal por Bioimpedância na Área Esportiva - Uma Nova Perspectiva
 
A avaliação da composição corporal é um importante fator em qualquer programa de emagrecimento e/ou manutenção do peso, prevenção de diversos distúrbios como enfarto do miocárdio, hipertensão arterial, hipercolesterolemia e diabetes, além de servir como um parâmetro fundamental no acompanhamento da performance de atletas de elite.
Pode-se dividir o corpo humano basicamente em 2 componentes: massa magra e massa gorda.

A massa magra é composta pelos músculos, ossos e órgãos vitais, sendo a principal responsável pelo consumo calórico diário, pois a musculatura constitui-se no elemento quimicamente ativo do organismo. De modo geral, quanto maior a massa magra do indivíduo, mais calorias ele estará queimando tanto em repouso como em atividade física.
A massa gorda é composta pelo tecido gorduroso.

Ao contrário do que se pensa, um mínimo de gordura corporal é essencial para funções orgânicas como proteção dos órgãos vitais contra choques, isolamento térmico, produção hormonal e reserva energética. Entretanto, o excesso de gordura no organismo é prejudicial, sendo considerado um dos principais problemas de saúde na sociedade moderna, inclusive nos jovens e crianças.

Dentre as principais causas da obesidade estão os hábitos de vida sedentária e a alimentação inadequada, tanto no aspecto quantitativo como qualitativo. Sabe-se que todo alimento ingerido acima das necessidades diárias, seja sob a forma de lipídios, proteínas ou carboidratos, será acumulado no organismo como tecido adiposo para futura utilização como fonte energética.

Torna-se fácil compreender a importância de se avaliar a composição corporal ao imaginarmos duas pessoas com o mesmo peso e altura, porém uma sendo sedentária e obesa, enquanto a outra, mais ativa fisicamente, possuindo grande massa muscular e baixa taxa de gordura.
 

 
Autor
 
Prof. Ronaldo Mattar
Diretor da TBW-Newmed, Divisão Medicina Desportiva, Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física da USP, Especialista em Fisiologia de Exercício pela Escola Paulista de Medicina

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/1998
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.