Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 385 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
Dia Internacional do Celíaco
 
1) Quando é comemorado o dia Internacional do Celíaco? Que atividades serão realizadas neste dia?
Dia 5 de maio é Dia Internacional do Celíaco. No próximo dia 5 de maio (domingo) às 9h, estará sendo realizada uma caminhada ao redor do Parque do Ibirapuera. Esta comemoração também estará acontecendo simultaneamente em diversos outros países (Itália, Argentina, Espanha, Canadá, Estados Unidos e Uruguai). É uma forma de informar as pessoas sobre essa patologia.

2) Qual é a incidência da doença no Brasil?
Ainda não existem estudos suficientes para se determinar a incidência da Doença Celíaca no Brasil. Em alguns países da Europa, onde a doença tem sido bastante estudada, a incidência é, em média, de 1 caso a cada 200 habitantes.

3) O que é a doença celíaca e quais são os seus sintomas?
É a intolerância permanente ao glúten que ocorre em pessoas com predisposição genética. Os portadores desta doença (conhecidos como celíacos) não podem ingerir alimentos que contenham glúten (proteína presente no trigo, aveia, cevada e centeio) durante toda sua vida. A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, podendo, contudo, aparecer inclusive na fase adulta.

Os sintomas mais comuns são: diarréia crônica, distensão abdominal, vômitos, baixo peso, baixa estatura, falta de apetite, apatia, anemia e desnutrição, que, na ausência de tratamento, podem levar o paciente à morte.
Porém, os sintomas podem variar de um indivíduo para outro. Há, inclusive, casos em que os sintomas não estão presentes, o que dificulta muito o diagnóstico.

4)Que problemas de saúde são decorrentes da doença celíaca?
Se não tratada corretamente, a Doença Celíaca pode ocasionar: baixa estatura, osteoporose, anemia, infertilidade, malformações fetais e câncer de intestino, entre outros problemas.
Ao entrar em contato com a mucosa do intestino delgado de um celíaco, o glúten desencadeia um processo inflamatório, prejudicando a absorção de nutrientes. Essa má absorção é a principal causa das complicações da doença.

5)Como deve ser o tratamento nutricional da doença celíaca?
O único tratamento é a dieta isenta de glúten, que deve ser seguida por toda a vida. Quando o paciente não segue a dieta, mesmo que os sintomas não apareçam (dando a falsa sensação de ter adquirido alguma tolerância ao glúten), as vilosidades intestinais estarão sofrendo uma forte agressão.

6)Existe alguma associação de portadores da doença celíaca?
Existem associações em diversos estados brasileiros. A maior delas, a ACELBRA- SP (Associação dos Celíacos do Brasil de São Paulo) conta com 2000 associados. A ACELBRA tem o apoio da Dra. Vera Sdepanian - Gastroenterologia Pediátrica da EPM - UNIFESP. O site da ACELBRA é www.acelbra.org.br.

 

 
Autor
 
Dr. Cristiano Rigatto
 
Nutricionista e Assessor Científico da Support Produtos Nutricionais
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.