Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 131 artigos encontrados em Nutrição Hospitalar
 
 
Malondialdeído como Biomarcador do Estresse Oxidativo e sua Relação com o Consumo de Selênio Dietético em Diabéticos tipo 2.
 

Malondialdehyde as a Biomarker of Oxidative Stress and its Relationship with the Use of Dietary Selenium in type 2 Diabetes.

Palavras-chave: Malondialdeído, Selênio,  Diabetes mellitus tipo 2.
Keywords: Malondialdehyde, selenium, diabetes mellitus  Type 2.

RESUMO: O presente artigo se trata de uma revisão da literatura científica nas bases de dados on-line/portais de pesquisa: LILACS, Scielo, BIREME e Academic OneFile entre os anos de 2005 a 2015, sobre o malondialdeído como biomarcador do estresse oxidativo. Nos estudos selecionados, evidenciou-se que as alterações na capacidade de homeostase adequada do selênio têm sido associadas às complicações relacionadas ao diabetes mellitus. E que um aumento da peroxidação lipídica, e redução do status de selênio podem propiciar o desenvolvimento de alterações consideradas deteriorantes provenientes do diabetes e que alteram a qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Portanto, a literatura tem reportado que o malondialdeído, é considerado um excelente biomarcador do estresse oxidativo e que o inadequado consumo de selênio dietético está relacionado com a intensificação de danos oxidativos, principalmente em diabéticos tipo 2. Neste sentido, mais estudos deverão ser realizados para elucidar os efeitos do consumo de selênio na diabetes.

ABSTRAT
This article is a review of scientific literature on the basis of search portals data:  LILACS, SciELO, BIREME and Academic OneFile between the years 2005-2015, on the malondialdehyde as a biomarker of oxidative stress. In selected studies, it showed that the changes in the appropriate selenium homeostasis capacity have been associated with complications related to diabetes mellitus. And that increased lipid peroxidation and reduced selenium status can promote the development of amendments deemed deteriorating from diabetes and affecting the quality of life of affected individuals. Therefore, the literature has reported that malondialdehyde, is considered an excellent biomarker of oxidative stress and that inadequate dietary selenium intake is related to the intensification of oxidative damage, especially in diabetes type 2. In this regard, more studies should be conducted to elucidate the effect of selenium intake in diabetes.

Recebido – 18/8/2015 aprovado - 28/8/2015

 

 
Autores
 
Bellysa Carla Sousa Lima
 
Acadêmicas do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Daniele Rodrigues Carvalho Caldas
 
Nutricionista, Mestre em Alimentos e Nutrição/UFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Profa. Dra. Liejy Agnes Santos Raposo Landim
 
Nutricionista - Mestre em Alimentos e Nutrição/UFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 
Raiany Kayre Pereira Salomão
 
Acadêmica do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Ago/2015
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.