Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 




 153 artigos encontrados em Nutrição e Pediatria
 
 
Características Antropométricas e Bioquímicas de Atletas Infanto-Juvenis Pertencentes ao Projeto Social “Criança Feliz no Tênis, Feliz na Escola"
 
A monitorização e avaliação das condições de saúde contribuem de maneira decisiva ao diagnóstico de possíveis alterações nutricionais. Este trabalho teve como objetivo avaliar o estado nutricional de escolares pertencentes à Academia Larri Passos Tênis Pró, no município de Camboriú, SC. O estado nutricional de crianças e adolescente foi avaliado através da classificação do NCHS (2000) com os pontos de corte da WHO (1995).

Para diagnóstico de anemia foi utilizado o método automatizado (CELL-DYN 3000) e para dislipidemias método enzimático-endorimétrico. Os resultados mostraram um baixo nível socioeconômico, déficit de peso e estatura. O diagnóstico nutricional predominante foi a eutrofia (85%), seguido de desnutrição (11%) e sobrepeso (4%). A prevalência de anemia ferropriva nas crianças e adolescentes foi de 22% e 31%, respectivamente.

Em relação ao colesterol total, LDL-colesterol e triglicerídeos encontraram-se elevados 28%, 19% e 14%, respectivamente. Estes dados sugerem intervenção nutricional através de adoção de hábitos alimentares adequados, influenciando assim positivamente no desempenho intelectual e esportivo.

A participação da criança em atividades esportivas é parte importante do processo de crescimento e desenvolvimento. Além da prevenção de diversas patologias, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, o exercício também oferece à criança a oportunidade para o lazer, para a integração social e o desenvolvimento de aptidões que levam a uma maior auto-estima e confiança (Steen, 1994).

Uma das principais preocupações durante a infância e a adolescência é garantir que o crescimento e o desenvolvimento esperados sejam alcançados. O treinamento físico regular, ou mesmo o envolvimento em atividades físicas relativamente moderadas do dia-a-dia, junto a outras variáveis ambientais, influi para a obtenção do padrão de crescimento geneticamente determinado (Cooper, 1994; Matsudo, 1997).

Sua ação sobre o músculo e ossos são fatores importantes no aumento de pico de massa óssea durante a adolescência e, conseqüentemente, na prevenção da osteoporose na idade adulta. Entretanto, seus efeitos não parecem incrementar ou diminuir os valores de estatura final (Barri, 1998; Bar-Or, 1995).

A origem do tênis não é clara. Alguns creditam a invenção ao major Wingfield, do exercício britânico, em 1873, que dizia haver remodelado um jogo grego chamado Sphairistiké (do grego, “jogando com a bola”). Muitos acreditam que Wingfield apenas adaptou os princípios do badmington, squash e de outros jogos populares de raquete ingleses para a quadra de grama (Encarta).

O Projeto “Criança Feliz no Tênis, Feliz na Escola” surgiu de uma parceria da Larri Passos Tênis Pró e a Escola Municipal Joaquim Magalhães, Camboriú/SC, com a finalidade de desenvolver hábitos sociais em grupo, motivação para o aprendizado escolar e detecção de dificuldades motoras ou de saúde, proporcionando as crianças e adolescentes um futuro mais promissor. O projeto visa ainda auxiliar a alfabetização e fazer das aulas de tênis uma continuação do aprendizado dentro das salas de aula, pois, este esporte exige concentração, disciplina e coordenação.
 

 
Autores
 
Adriana Nardelli Siebert
Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí
Dra. Daniela do Nascimento
Nutricionista, Graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Itajaí, Pós-graduanda em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida
Prof. Dra. Luciane Peter Grillo
Nutricionista, Graduada pela Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Nutrição Clínica e Saúde Pública pela UNESP/Botucatu, Mestre em Nutrição pela UNIFESP e Doutora em Pediatria pela UNIFESP.
Prof. Renata Cristine Godry
Farmacêutica, Graduada pela Universidade do Vale do Itajaí, Mestre em Análises Clínicas pela USP.

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2004
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.