Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 145 artigos encontrados em Gastronomia
 
 
Blueberries
 
Blueberries são originárias dos Estados Unidos e do Canadá, e raramente são encontradas na Europa, apesar de serem cultivadas em algumas partes da Escandinávia.  Existem atualmente cerca de 30 espécies distintas de blueberries plantadas em diversas regiões dos Estados Unidos. Apesar da fruta ter sido amplamente utilizada pelos índios nativos americanos, que preparavam um chá com suas folhas para purificar o sangue, e secavam as frutas para acrescentar mais sabor a diversos alimentos, incluindo a carne, as blueberries não se mostraram populares com os colonizadores até  meados do século 19, provavelmente por seu sabor mais azedo.

As blueberries são reconhecidas por conterem uma riquíssima qualidade de componentes químicos e vitaminas. O mais importante são os anti-oxidantes, ou flavonóides. As blueberries contêm o dobro da quantidade de anti-oxidantes presentes no espinafre, e o triplo em relação às laranjas. Estes anti-oxidantes, chamados antocianinos, são na verdade o pigmento responsável pela cor distinta das blueberries, e neutralizam os radicais-livres, que ao envelhecermos, danificam nossas células e tecidos. Se não houvesse controle quanto aos radicais-livres, os danos seriam ainda maiores para a saúde com muitos mais casos de cataratas, glaucomas, varizes, doenças do coração e mesmo câncer. Os antocianinos também aumentam os efeitos da vitamina C, e ajudam na redução do “esforço” visual, melhorando ainda a visão noturna; diz-se também que existiram casos de reversão da degeneração macular, a causa mais comum de cegueira.

Blueberries também contêm um alto grau de resveratol. Este componente importante é encontrado nas uvas, e portanto no vinho, e também reduz o risco de doenças do coração e câncer. As blueberries, assim como as groselhas, possuem substâncias que protegem o organismo das infeções urinárias. Além desta alta concentração de componentes que ajudam nossa saúde, blueberries também são uma ótima fonte de Vitaminas C, E e A, bem como ferro, potássio e folato. Uma xícara da fruta nos dá 1/3 da quantidade diária recomendada de vitamina C . Ela também é rica em pectina, uma fibra muito eficiente que ajuda a reduzir o colesterol. As blueberries ajudam ainda a diminuir a perda de memória temporária, aumentam o equilíbrio e a coordenação motora, e fortalecem a estrutura celular e vasos sangüíneos. Em suma, as blueberries deveriam fazer parte da dieta diária.
 

 
Autor
 
Chef Patrick Martin
 
Vice-Presidente de Desenvolvimento Educacional em Culinária, é o Embaixador Internacional do Instituto "Le Cordon Bleu". Com mais de 25 anos de experiência trabalhou no Le Doyen, Dalloyau e Flo Prestige na França. Ganhador de vários prêmios internacionais, supervisionou o desenvolvimento técnico e a abertura da escola de Tóquio e ajudou a estabelecer o nível profissional das escolas da França, Londres e Tóquio.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2005
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.