Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1990 artigos encontrados em Notícias
 
 
Conheça e aproveite os vegetais que estão na época em julho
 
Consumida crua na salada, refogada ou ingrediente para turbinar sucos nutritivos, a couve é um dos alimentos que estão em plena safra no mês de julho. Considerada um alimento muito saudável, a couve possui vários nutrientes, entre eles cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, ela é uma ótima fonte de fibras, importante para o bom funcionamento intestinal. Uma das formas de preparar a couve é o caldo verde, sopa típica portuguesa, ideal para o inverno.

Além da couve, abaixo seguem os principais vegetais disponíveis nesta época, contribuindo para a alimentação mais saudável da população. Saiba mais sobre eles:

Couve flor
É apreciada por sua textura e versatilidade na cozinha. Em saladas, refogada ou assada, a couve-flor conquista o paladar. Possui nutrientes importantes como vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio e água, que atuam em toda a regulação do organismo e do sistema imunológico. É rica em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de ser um alimento funcional, contendo substâncias protetoras contra o câncer, principalmente o de mama.

Mandioca
A mandioca é uma excelente fonte de carboidratos, rica em amido, tornando-se assim um alimento altamente energético, que contém razoáveis quantidades de vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e fósforo. É bastante usada como farinha, polvilho e tapioca, além de compor diversas preparações.

Abóbora
A abóbora é rica em betacaroteno, um precursor da vitamina A, importante antioxidante que tem como função neutralizar radicais livres, prevenir doenças cardíacas e reforçar o sistema imunológico. Além disso, suas sementes são boas fontes de fibra; proteínas; vitaminas do complexo B; magnésio, que regula as contrações musculares e ômega 3 e 9, ácidos graxos mono insaturados, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue e previnem doenças cardiovasculares.

Cará
O cará é rico em carboidratos. Esse alimento possui bastante fibras, em especial a pectina, que auxilia na saciedade e no controle do peso corporal. É muito nutritivo e apresenta grandes quantidades de potássio, selênio, iodo, ácido fólico, vitamina C e vitaminas B6 e B12.

Batata doce
A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, ou seja, não eleva os níveis de glicose no sangue rapidamente, desta forma, fornece energia de forma prolongada ao organismo, o que é bastante vantajoso, principalmente para praticantes de atividade física. Rica em fibras, ela também é fonte de ferro e potássio, além de conter vitaminas E, C e A.

Inhame
O inhame é um tubérculo que, além de ser uma excelente fonte de energia, contêm proteínas e é rico em fibras e minerais como fósforo e potássio, destaca-se ainda por apresentar vitaminas do complexo B. Alguns estudos apontam que o inhame é um alimento com diversas propriedades funcionais, podendo agir como antioxidante, anti-inflamatório, regulador hormonal e estimulante do sistema imunológico.

Mandioquinha
A mandioquinha é um alimento rico em carboidratos, ou seja, uma ótima fonte de energia. Além disso, é rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal e na saúde do trato digestório. Contém magnésio, cálcio e vitaminas A, C e E, nutrientes aliados no controle e prevenção de diversas doenças.

Receitas:

Couve-flor gratinada com talos e folhas

INGREDIENTES
1/2 cebola pequena (50g)
1 dente de alho médio (4g)
1 pé pequeno de couve flor (400g)
2 xícaras (chá) de folhas de couve-flor (200g)
1 colher (sopa) de óleo (15ml)
1 colher (chá) de sal (6g)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (20g)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20g)
1 xícara (chá) de leite desnatado (240ml)
1 xícara (chá) de água (240ml)

MODO DE PREPARO
Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Lave a couve-flor com as folhas. Desgalhe os buquês e cozinhe-os no vapor. Pique bem as folhas. Em uma panela média, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Refogue as folhas e adicione o sal. Tampe a panela para abafar. Em um recipiente, misture a metade do queijo ralado, a farinha de trigo, o leite e a água, junte ao refogado e mexa até engrossar. Coloque a couve-flor cozida em um refratário. Cubra com o creme e salpique o restante do queijo ralado. Leve ao forno preaquecido, para gratinar, por 30 minutos.

Tempo de preparo: 120 min
Rendimento: 12 porções
Peso da porção: 70g
Valor calórico da porção: 40,66 Kcal


Salada cítrica de couve com laranja

SALADA

INGREDIENTES
4 folhas de couve manteiga (60g)
1/4 cebola roxa grande(30g)
1/2 pepino japonês médio (85g)
1/2 pimenta dedo-de-moça (3g)

MODO DE PREPARO
Lave e corte finamente a couve, reserve. Lave, descasque e corte em rodelas a cebola, e o pepino, reserve. Lave, retire as sementes e corte a pimenta em pedaços pequenos e reserve.

MOLHO

INGREDIENTES
1 laranja pêra pequena (175g)
1 colher (chá) de molho de mostarda amarela (5g)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30ml)
1/2 colher (chá) de sal (3g)
1/2 colher (sopa) de chia (5g)

MODO DE PREPARO
Lave, esprema a laranja, e reserve o suco. Em uma tigela, coloque o suco reservado, a mostarda, o azeite, o sal e a chia, e mexa.

MONTAGEM

INGREDIENTES
2 colheres (sopa) de amendoim sem pele e sem sal (20g)

MODO DE PREPARO
Em um refratário, disponha todos os ingredientes da salada, regue com o molho e finalize com o amendoim, sirva.

Tempo de preparo: 20 min

Rendimento: 6 porções

Peso da porção: 50g

Valor calórico da porção: 80 Kcal

Fonte
Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) -Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Site - http://www.agricultura.sp.gov.br

 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.