Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1990 artigos encontrados em Notícias
 
 
Como prevenir a contaminação de COVID 19 em refeições coletivas
 
De acordo com o ministério da saúde a  COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.

Uma grande parcela de pacientes pode não ter sintomas de infecções e aproximadamente 20% dos infectados necessitam de atendimento hospitalar por apresentarem complicações respiratórias.

Em tempos de covid-19 muitos restaurantes industriais continuaram funcionando. Esse fato ocorreu, pois, grande parte das indústrias se enquadraram como atividades essenciais.

Além do cuidado redobrado na manipulação dos alimentos, foi dada uma maior atenção aos comensais, pois é nesse momento que pode ocorrer contaminação devido ao grande contato com superfícies no restaurante.

Portanto, a seguir temos algumas dicas para diminuir o risco de contaminação em restaurantes industriais:
- Cada empresa segue um contrato diferente com seu cliente mas sugere-se que a refeição seja simplificada, diminuindo outros serviços especiais que não são essenciais, o importante é manter arroz, feijão, uma guarnição, uma salada e uma sobremesa; optar por frutas que demandam menor manipulação e estão envoltas por cascas como  banana e laranja.
- O porcionamento das refeições e do suco deve ser realizado por um colaborador do restaurante, esse fato é de extrema importância, visto que apenas uma pessoa colocará a mão das colheres e pegadores além disso, um lado do balcão deverá estar fechado por acrílico
- Os talheres devem estar embalados e conter sal e guardanapo, assim consegue-se reduzir o excesso de manipulação para retirar os talheres e temperar a salada.
- Os restaurantes industriais devem conter aviso sobre a importância da higienização correta das mãos e a utilização das máscaras que só devem ser retiradas para o momento de se alimentar.
- Na entrada do salão deve conter álcool em gel, para a higienização das mãos de todas as pessoas ao entrarem no restaurante.
- As mesas devem ser espaçadas e deve-se reduzir os lugares, sendo assim as pessoas irão se sentar de maneira intercalada.
- Além disso, todo o restaurante deve ser higienizado com maior frequência, incluindo catraca, mesas, cadeiras, maçanetas.
Portanto as adequações indicadas levarão uma proteção para que o cliente consiga realizar sua alimentação de forma segura e com risco mínimo de contaminação, uma vez que é uma doença que pode levar a graves quadros. Tais medidas mostram como o mundo irá se comportar daqui para frente.

Fonte
Dra. Raíssa de Melo Matos Ferreira - Nutricionista, Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos no Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde – Goiás.
Profa. Dra. Mayra C. Peixoto Martins Lima - Engenheira de Alimentos, Professora Doutora no Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde – Goiás.
               
BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus: o que você precisa saber e como prevenir o contágio. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavírus
LIMA, Claudio Márcio Amaral de Oliveira. Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Radiol Bras, São Paulo , v. 53, n. 2, p. V-VI, Apr. 2020 .

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19) outbreak [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.