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Hábitos Alimentares de Adolescentes: Influência da Propaganda e do Marketing Nutricional
 
Adolescent Food Habits: Influence of Propaganda and Nutritional Marketing

Palavras Chaves: Alimentação. Adolescentes. Propaganda. Marketing.

Keywords: Food. Adolescents. Advertising. Marketing.

RESUMO
As indústrias alimentícias investem cada vez em novos produtos, bem como na publicidade nas várias modalidades de mídia. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência da propaganda e do marketing nas escolhas alimentares de adolescentes do Nordeste do Brasil. Estudo transversal com 151 adolescentes de município do Nordeste do Brasil. Mais da metade dos adolescentes (57,6%) eram do gênero feminino, com média de idade de 11,2±1,3 anos. Os aparelhos eletrônicos mais acessados foram a televisão (33,1%), o celular (23,8%) e o computador (16,6%). O principal critério na compra dos alimentos foi se era saudável, referido por 54,97% dos alunos, o preço (19,2%), rótulos atrativos (11,92%), promoções (10,60%) e a praticidade (3,31%). Quanto à propaganda, as mais atrativas aos adolescentes foram as com atividades familiares (52,3%), as esportivas (22,5%), com imagens de jovens (18,5%) e automóveis (6,6%). Conclusão: Os meios de comunicação exercem importante influência nos hábitos alimentares dos adolescentes, sendo a televisão o principal veículo de marketing e propaganda a desempenhá-la.

ABSTRACT
The food industries invest every time in new products, as well as in advertising in the various modes of media. The objective of this study was to evaluate the influence of advertising and marketing on the food choices of adolescents in Northeast Brazil. Cross-sectional study with 151 adolescents from a municipality in the Northeast of Brazil. More than half of the adolescents (57.6%) were female, with a mean age of 11.2 ± 1.3 years. The most commonly used electronic devices were television (33.1%), cell phone (23.8%) and computer (16.6%). The main criterion in the purchase of food was whether it was healthy referred by 54.97% of students, price (19.2%), attractive labels (11.92%), promotions (10.60%) and practicality (3 , 31%). As for advertising, the most attractive to adolescents were those with family activities (52.3%), sports (22.5%), with images of young people (18.5%) and automobiles (6.6%). Conclusion: The media have an important influence on the eating habits of adolescents, with television being the main vehicle for marketing and advertising to perform it.
 

 
Autores
 
Dr. Rodrigo Barbosa Monteiro Cavalcante
 
Docente do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Goiás-UFG
 
 
Francinayara Soares da Silva; Maricélia Rabelo Cavalcante
 
Discentes do Curso de Bacharelado em Nutrição. Universidade Federal do Piauí- CSHNB
 
 
Profa. Dra. Nara Vanessa dos Anjos Barros
 
Nutricionista, Professora do Curso de Nutrição (UFPI/CSHNB), Mestre e Doutoranda em Alimentos e Nutrição (PPGAN/UFPI), Pós-graduada em Nutrição Clínica e Funcional (UNIFSA).
 
 
Profa. Dra. Regina Márcia Soares Cavalcante
 
Nutricionista e Administradora. Professora do Curso de Nutrição (UFPI/CSHNB). Mestre em Ciências e Saúde (PPGCS/UFPI). Doutoranda em Alimentos e Nutrição (PPGAN/UFPI). Pós-graduada em Saúde Pública (UFPI).
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Dez/2018
 
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