Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 165 artigos encontrados em Nutrição Clínica
 
 
Circunferência do Pescoço na Predição de Comorbidades da Obesidade Mórbida
 
Neck Circumference as a Predictor of Comorbities in Morbid Obesity

Palavras-chave:
cirurgia bariátrica; avaliação nutricional; obesidade.
Keywords: bariatric surgery; nutritional assessment; obesity.

RESUMO

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa para inferir o uso da circunferência do pescoço (CP) na avaliação do estado nutricional de pacientes de cirurgia bariátrica. Encontrou-se que a CP é preditora de síndrome metabólica e esteatose hepática, além de ter alta correlação com risco cardiometabólico e os tecidos adiposos visceral e subcutâneo. Também encontrou-se redução da CP após a cirurgia bariátrica, com alta correlação com a perda de peso e mudanças na gordura corporal. Por fim, as principais regiões para aferir a CP foram abaixo da proeminência laríngea ou na circunferência mínima do pescoço, com a cabeça no plano de Frankfurt. Conclusão: A CP pode ser usada para avaliar e monitorar o estado nutricional em cirurgia bariátrica.

ABSTRACT


The objective of this study was conduct an integrative review to infer the use of the neck circumference (NC) to assess the nutritional status in bariatric surgery patients. It was found that NC is predictor of metabolic syndrome, hepatic steatosis, besides having high correlation with cardiometabolic risk and the subcutaneous and visceral adipose tissues. It was also found reduction of NC after the bariatric surgery, with a high correlation with weight reduction and body fat changes. Finally, the points most used to measure NC was the laryngeal prominence and minimal neck circumference, with head position in the Frankfurt plane. Conclusion, NC can be used to assess and monitor the nutritional status in bariatric surgery patients.

Recebido – 4/4/2016    Aprovado – 20/6/2016
 

 
Autores
 
Dr. Igor Pedroso
 
Graduado em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
 
 
Profa. Dra. Ivone Mayumi Ikeda Morimoto
 
Professora adjunta do curso de Nutrição da PUCPR. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina
 
 
Profa. Dra. Magda Rosa Ramos Cruz
 
Professora do curso de Nutrição da PUCPR, Mestre em Tecnologia em Saúde pela PUCPR e aluna do doutorado em Clínica Cirúrgica pela UFPR, coordenadora do curso de Especialização em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia da PUCPR. Nutricionista do CEVIP.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Out/2016
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.