Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 







 110 artigos encontrados em Saúde pública
 
 
Avaliação das Condições Higiênico-Sanitárias das Cantinas de Escolas Públicas de Caxias-Maranhão
 
Evaluation of Sanitary Conditions of Public Schools Canteens of Caxias-Maranhão

Palavras-chave:
Alimentação escolar, boas práticas de fabricação e lista de verificação
Keywords: School feeding, good manufacturing practices and checklist

RESUMO
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as condições higiênico-sanitárias das cantinas de escolas públicas do município de Caxias - Maranhão. Tratou-se de um estudo de campo, exploratório, descritivo e transversal com abordagem quantitativa. Para coleta de dados foi aplicado um check-list adaptado da RDC 275 de 21 de outubro de 2002, para avaliar as condições higiênico-sanitárias de cada cantina. Quanto ao índice de adequação dos resultados obtidos, nove das dez cantinas foram classificadas no grupo 3, correspondente de 0 a 50% dos itens atendidos, somente a cantina 9 foi classificada no grupo 2, correspondente a 51 a 75% dos itens atendidos. Portanto, nenhuma das cantinas atendeu as normas preconizadas pela vigilância sanitária, que estabelece as condições higiênicas e sanitárias de estabelecimentos produtores de alimento.

ABSTRACT
 This study aimed to evaluate the sanitary conditions of public school canteens in the city of Caxias - Maranhao. This was a field study, exploratory, descriptive and cross with a quantitative approach. For data collection was used an adapted checklist of the RDC 275 of October 21, 2002, to evaluate the sanitary conditions of each canteen. Regarding the adequacy ratio of the results, nine of the ten canteens were classified in group 3, which is 0-50% of treated items, only the canteen 9 was classified in group 2, corresponding to 51-75% of treated items. Therefore, no canteens met the standards established by the sanitary surveillance, laying down the hygiene and sanitary conditions of food-producing establishments.

Recebido 22/4/2016 Aprovado 15/5/2015
 

 
Autores
 
Dra. Aline Patrícia de Sousa Paiva
Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA.
Dra. Andreia Carolina Aquino Aguiar
Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA
Dra. Lucilene de Menezes Sá
Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA. Graduanda em Ciências Biológicas-CESC/UEMA.
Dra. Valquiria Batista Veras
Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA
Dra.Jéssica Santos da Silva
Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA
Profa. Dra. Ana Paula de Melo Simplicio
Nutricionista - Mestre em Alimentos e Nutrição/UFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão
Profa. Fernanda de Oliveira Gomes
Tecnóloga em Alimentos, Especialista em Controle de Qualidade de Alimentos, Mestre em Alimentos e Nutrição, Docente do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA - MA.

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo eletrônico é um resumo. O artigo eletrônico em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição eletrônica de mai/2016
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.