Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 385 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
Reganho de peso após cirurgia bariátrica ocorre entre 10% a 15% dos operados e pode estar associado à má alimentação
 
1) Quando deve ser indicada a redução do estômago?
A cirurgia de redução do estômago é o método mais usado no Brasil para tratamento de obesidade em pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 35 kg/m2, associado a alguma comorbidade ou superior a 40 kg/m2 sem apresentar comorbidade.

2) Pacientes que realizam a redução do estômago podem voltar a engordar?
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), cerca de 10% a 15% dos pacientes que realizam a cirurgia sofrem com o reganho excessivo de peso. Engordar além do comum após o procedimento está associado a má qualidade da alimentação e a falta de exercícios físicos regulares. O paciente que passa por essa cirurgia só mantém o acompanhamento nutricional durante os primeiros meses do pós-operatório, porém ele precisa continuar fazendo a reeducação alimentar e praticando atividades físicas por toda a sua vida. O operado precisar entender o que é saciedade e saber diferenciar a fome da vontade de comer.

3) O que deve ser feito para evitar o reganho de peso?

O processo de redução do estômago é irreversível, mas o ganho de peso pode ser favorecido pela ingestão excessiva de comida e de produtos que não saciam a fome, mas são calóricos, como refrigerante, açúcar e bebidas alcoólicas. Além disso, o tempo passado após a realização do procedimento também influencia, sendo diretamente proporcional ao ganho de peso. É natural que a cada ano, o ponteiro da balança suba um pouco, mas uma dieta saudável pode reduzir os efeitos desse tempo pós-cirurgia. Por isso, para evitar o reganho excessivo de peso, o paciente precisa continuar com o acompanhamento nutricional. A cirurgia deve ser realizada por meio de um programa pré e pós-operatório, com um atendimento multidisciplinar e participação de especialistas como nutricionista, endocrinologista, psicólogo, além do cirurgião.
 

 
Autor
 
Dr. Gabriel Cairo Nunes
 
Nutricionista, Pós-graduado em Obesidade e Emagrecimento, Cirurgia da Obesidade e Fisiologia do Emagrecimento, atende no Hospital das Clínicas é autor do livro “O balão que Emagrece” e membro especialista da SBCBM.
 
 

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.