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Comportamento Alimentar do Turista: Percepção da Qualidade e Significado Cultural do Consumo de Milho Verde e Churros na Praia
 

Eating Behaviour of Tourist: Perceptions of Quality and Cultural Significance Associated with the Consumption of Corn on the Cob and Churros on the beach

palavras-chave: alimentos, comportamento alimentar, satisfação dos consumidores.

keywords: food, eating behavior,consumer satisfaction

resumo

Na dinâmica do turismo, evidencia-se a crescente preocupação com a qualidade do alimento e a consolidação da gastronomia como produto turístico. Ganham ênfase nesse contexto os significados atribuídos à comida e as práticas humanas de alimentação. Partindo desses pressupostos, realizou-se pesquisa sobre o comportamento alimentar dos turistas consumidores de milho verde e churros na Praia Central de Balneário Camboriú/SC. O estudo buscou captar tanto os sentidos conferidos ao consumo desses alimentos como a percepção do turista em relação à escolha do ponto de venda e dos produtos. Desenvolveu-se um estudo de caso, com aplicação de questionários e entrevistas sistemáticas com 405 turistas. Constatou-se que eles relacionam o consumo com vivências da infância, experiências familiares e sentimentos de prazer associados a momentos de descontração à beira-mar. Mantêm-se atentos ao serviço oferecido, observando a higiene do ponto de venda e a qualidade do produto como critérios de garantia da sua segurança alimentar.

abstract

In the tourism dynamic, there is a growing concern with food quality and the consolidation of gastronomy as a tourism product. The meanings attributed to the food, and human eating practices, are emphasized in this context. Based on these premises, a study was carried out on the food safety of consumers of corn on the cob and churros (a type of long, thin donut) on the Central Beach of Balneário Camboriú/SC. The study sought to record the feelings associated with the consumption of these foods, such as tourists’ perceptions in relation to the choice of kiosk and products. A case study was carried out, with the application of questionnaires and systematic interviews with 405 tourists. It was observed that the tourists relate consumption of these foods with childhood experiences, family experiences, and feelings of pleasure associated with times of leisure at the seaside. They are vigilant of the service offered, observing the hygiene of the kiosk and the quality of the product, as criteria for ensuring their food safety.

 

 
Autores
 
Profa. Dra. Elisabeth Barth Almeida
Nutricionista, Mestre em Turismo e Hotelaria, Docente e Pesquisadora do Curso de Nutrição da UNIVALI
Profa. Dra. Regina Célia Linhares Hostins
Graduada e Especialista em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestre e Doutora em Ciências da Educação pela UFSC. Especialista em Avaliação Institucional pela Universidade de Brasília. Professora de graduação e pós-graduação na Univali.

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo eletrônico é um resumo. O artigo eletrônico em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição eletrônica de Jul/2011
 
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