172 artigos encontrados em Nutrição e Esporte
Usos e Limitações da Creatina como Ergogênico em Exercícios Físicos

Nas últimas décadas o crescimento do interesse na área da nutrição e sua influência no esporte, têm levado inúmeros pesquisadores a estudarem vários suplementos nutricionais com o intuito de retardar a fadiga, contribuir na melhoria do rendimento físico e promover a recuperação muscular. Atletas de diferentes níveis competitivos e indivíduos fisicamente ativos têm consumido, os mais diversos tipos de suplementos alimentares, na tentativa de superar marcas, recordes, ou até mesmo ultrapassar os seus próprios limites, colocando em risco a integridade física. Nesse sentido, inúmeros pesquisadores têm sido atraídos a investigar o potencial ergogênico de diferentes suplementos nutricionais, sobretudo, no intuito de retardar os mecanismos geradores de fadiga e acelerar os processos de recuperação muscular pós-esforço, favorecendo assim o desempenho máximo.

Dentre os suplementos que vêm recebendo grande atenção de atletas, treinadores, indivíduos fisicamente ativos e pesquisadores destaca-se a suplementação de creatina que, embora tenha sido descrita pela literatura há muitos anos (Chanutin, 1926), somente ganhou popularidade no meio esportivo no início da década 90. No momento, encontram-se em andamento vários estudos de curto, médio e longo prazo em torno da segurança e efetividade da creatina; com perspectivas de se confirmar o seu benefício, quando usada adequadamente (sobretudo em atividade anaeróbia).

O interesse pela Creatina se justifica primeiro pelo potencial efeito ergogênico da substância cuja aplicação suscita grande expectativa pelo fato de estar a mesma, relacionada com os estoques de substrato energético dos mais importantes para fornecimento de energia para contração muscular de curta duração e alta intensidade que, nos esportes, pode ser o grande diferencial para definir um campeão no momento do sprint final em uma corrida de velocidade e curta distância, num golpe de arte marcial, num chute de bola decisivo ou qualquer outra situação onde o torque rápido e potente pode definir uma situação competitiva.

A fosfocreatina, produto imediato da creatina, na mitocôndria, representa esse recurso. Este artigo também discute o Metabolismo da Creatina, Efeitos Ergogênicos, Formas Comerciais e Dosagens de Uso da Creatina, além de Considerações de Segurança no Uso.

Autor

Dr. Euclésio Bragança Médico, Pesquisador Associado ao Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri).

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2003

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores