385 artigos encontrados em Entrevistas
Como Comprar e Conservar Corretamente Queijos

1) Que ítens devem ser observados na hora da compra?

Verificar as condições de refrigeração e a data de validade são itens fundamentais na hora da compra.
Fresco ou maturado (submetido à cura), sólido ou cremoso, o queijo é um produto perecível e é necessário que seja seguido corretamente todos os processos de manipulação, armazenagem e exposição – da fábrica até o ponto de venda – para manter a qualidade do produto. Antes de comprá-lo é importante que o consumidor fique atento ao prazo de validade, aparência do produto, além da temperatura do refrigerador do ponto de venda.


2) Quais são as principais preocupações dos fabricantes de queijo?

Uma das principais preocupações dos fabricantes é a condição de refrigeração das lojas. Por se tratar de um produto lácteo a cadeia de frio é muito importante. Temperaturas superiores às indicadas nas embalagens (estocagem ou exposição), comprometem a qualidade o prazo de validade.
Um dos queijos que mais sofrem com temperaturas inadequadas é o do tipo fresco, popularmente conhecido como Branco, Minas ou Minas Frescal. Eles possuem alto teor de umidade e precisam ser mantidos sob constante refrigeração, à temperatura de até 8ºC. O Minas Frescal deve apresentar textura firme e a cor do soro deve estar ligeiramente esverdeada e límpida. Caso esteja leitosa ou se o queijo estiver inchado ou estufado é indicação que o produto foi mal conservado ou manuseado.
Na hora da compra é importante conferir também se queijo possui o carimbo do SIF (Inspeção Federal do Ministério da Agricultura) que certifica que ele está sendo elaborado dentro dos padrões de identidade e qualidade fixados pelo Governo Federal. Além disso, as embalagens precisam cumprir as portarias editadas pelo Ministério da Agricultura, que tornam obrigatórios a rotulagem dos valores nutricionais, validade e data de vencimento do produto.

3) Como o consumidor deve conservar o queijo?

Além dessas observações no ponto de venda, o consumidor precisa ter certos cuidados para conservar os queijos corretamente em casa. É importante que a dona de casa embale e guarde corretamente cada tipo de queijo, e se possível deixe para comprar o queijo por último no supermercado, para mantê-lo por mais tempo dentro das condições de refrigeração.
Queijos com soro (Minas Frescal): O consumidor deve tirá-lo da embalagem, escorrer todo o soro, embrulhar o produto em filme plástico e guardá-lo num recipiente. Esses pequenos cuidados evitam o aparecimento de leveduras na casca, que deixam o queijo com aspecto de melado, diminuindo sua validade.
Queijos em pedaço s/soro (Mussarela, Prato, Provolone, Parmesão, Gorgonzola, Cheddar, Gouda): A dona de casa deve sempre após o uso embrulhar o produto com filme plástico ou papel alumínio para diminuir o contato com o oxigênio, evitando assim o ressecamento da massa e o aparecimento precoce de bolor
Queijos em fatias s/soro (Fatiados tipo Prato e Mussarela): Devem ser mantidos em potes fechados e consumidos no máximo até três dias após serem fatiados.
Queijos cremosos (Requeijão): Devem ser mantidos fechados nas embalagens originais e consumidos no prazo estabelecidos pelo fabricante.
Queijos de mofo branco (Brie, Camembert): Devem ser conservados embrulhados no próprio papel da embalagem, que já é especial para a melhor conservação.
Todos os queijos devem ser mantidos sob refrigeração tão logo sejam consumidos. Exceto pelos queijos frescos, o ideal é tirá-los da geladeira de 15 a 30 minutos hora antes de servi-los para que suas características, de sabor e textura, sejam mais valorizadas.


5) O que é a ABIC?

Fundada em 1988, a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ) possui mais de 80 associados, representando 65% da produção nacional. Em 2005, o setor foi responsável pela produção de cerca de 545 mil toneladas de queijo/ano, resultando um faturamento aproximado de R$ 3,75 bilhões e um crescimento na ordem de 7% em relação ao ano anterior. Para 2006, a expectativa de crescimento é também de 7%. Estima-se que o setor queijeiro no Brasil gere 250 mil empregos diretos, além de outros milhares indiretos na indústria pecuária nacional.

Autor

Silmara Figueiredo Consultora de Marketing da ABIQ – Associação Brasileira das Indústrias de Queijo.

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores