385 artigos encontrados em Entrevistas
IX Semana Mundial de Amamentação

1 - Qual foi o tema principal desta IX Edição?
O tema da IX Semana Mundial de Amamentação foi "AMAMENTAR É UM DIREITO HUMANO".

2 - Qual é o histórico desta campanha e como ela surgiu?
Em agosto de 1990, representantes dos governos de 40 países, inclusive o Brasil, estiveram reunidos em Florença, onde firmaram a Declaração de Innocenti sobre a promoção e o apoio à Amamentação. Os signatários se comprometeram a promover o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 4-6 meses de vida e a sua continuidade até dois anos ou mais. Desde 1992, comemora-se a Semana Mundial de Amamentação quando se reafirmam as decisões tomadas na Declaração de Innocenti.

3 - Quais foram as ações realizadas para a conscientização da população?
A Amamentação inclui tanto o direito da mãe amamentar como o direito do bebê mamar. Para que a decisão de amamentar se realize, são importantes os esforços em se garantir à mãe o acesso a informação adequada, assistência perinatal, licença maternidade, licença paternidade, creches nos locais de trabalho, pausa remunerada para amamentar, observação das normas que regulamentam a comercialização de outros alimentos e todos os direitos de cidadania. Durante a campanha foram realizadas uma série de atividades de conscientização, incluindo a distribuição de cartilhas educativas, a apresentação de seminários e a orientação à gestantes e nutrizes.

4 - A Secretaria de Estado de Saúde tem dados estatísticos da importância da amamentação para o desenvolvimento e prevenção de patologias?
Provavelmente a Secretaria de Saúde tenha os dados estatísticos do percentual de bebês que tenham aleitamento exclusivo até 6 meses de vida no Estado de São Paulo, a sua relação quanto ao desenvolvimento físico, mental e social da criança e a prevenção de doenças da infância.

5 - De maneira geral, o que é abordado na cartilha educativa sobre amamentação?

LEITE MATERNO É SUFICIENTE NOS PRIMEIROS SEIS MESES

Nos primeiros seis meses de vida, o bebê prescinde de qualquer outro tipo de alimento. O leite materno é fácil de digerir, não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê e ainda o protege da maioria das doenças, além de ser prático, não precisa ferver, coar e está pronto a qualquer hora e em qualquer lugar. A partir dessa idade, o leite deve ser mantido, mas acompanhado de outros alimentos.

Não basta só amamentar, tem de saber como fazê-lo. Quando o bebê abocanha uma quantidade grande da auréola, a parte mais escura do peito, fica mais fácil levar o leite de dentro do peito para a boca da criança, impedindo que o bebê brigue com a mama e provoque rachaduras. A posição no momento da amamentação também deve ser observada. O bebê deve estar retinho, sem torcer o pescoço, de frente para o peito, bem encostado no corpo da mãe e com o bumbum apoiado pela mão da mãe, que também deve estar confortável, com apoio para os pés, os braços e para as costas.

A mãe também tem de tomar cuidado com a própria alimentação. Refrigerantes, café e chá mate podem provocar cólicas no bebê, se ingeridos em grande quantidade pela mãe. É desaconselhável a ingestão de bebidas alcoólicas durante a amamentação. Além da boa informação, existem leis que protegem a amamentação. A principal é a licença maternidade de 120 dias, que garante à mãe o direito de se dedicar integralmente ao bebê em seus quatro primeiros meses de vida. Os descansos remunerados diários, o direito a um ambiente apropriado para deixar a criança no período de trabalho e a licença paternidade também são garantias legais que protegem a amamentação.


6 - Como foi distribuida a cartilha sobre amamentação?

A cartilha foi entregue às gestantes e nutrizes em locais onde o Centro de Educação Comunitária para o Trabalho está desenvolvendo seus programas, e também foi realizada uma Campanha com o objetivo de sensibilizar, informar e mobilizar pessoas em torno da temática, na estação Brás da CPTM, onde foi colocado um posto de orientação as mães que amamentam e cadastrado doadoras de leite humano, com orientação e encaminhamento a um banco de leite humano mais próximo de sua residência. Os Bancos de Leite Humano estão relacionados na cartilha. Foi feita a entrega das cartilhas na região da Paróquia Santa Terezinha, Guarulhos , por participantes do Programa Educação para o Trabalho SENAC - SP, e outras regiões. Houve também palestras para representantes de Entidades Sociais integrantes da Rede Social Sul, Centro e Belém.

Maiores informações:
www.waba.org.br/brasil
www.aleitamento.org.br
www.ibfan.org
www.fiocruz.br/redeblh
www.saude.gov.br

Autor

Messao Sasaki Gazzi coordenadora pelo SENAC da IX Semana Mundial de Amamentação, realizada por World Alliance for Breastfeeding Action, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e SENAC, fala sobre o assunto:

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores