2009 artigos encontrados em Notícias
Atividade física e prevenção de doenças do coração

Estilo de vida ativo é altamente recomendado e traz benefícios aos indivíduos com histórico de problemas cardiovasculares

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de 150 a 300 minutos de exercícios moderados por semana, para adultos. Porém, indivíduos com problemas no coração possuem dúvidas se tal orientação também os abarca e também para eles a prática de exercícios é altamente recomendada. Porém, com algumas ressalvas: Sempre orientados por um educador físico, que irá prescrever a frequência e intensidade do exercício.
 
Independente de infartados ou não, algumas atividades podem ser incluídas na rotina e que não colocarão a saúde do paciente em risco, como por exemplo:
•    Fazer caminhadas em plano;
•    Subir um lance de escadas ou descer dois ao invés de recorrer ao elevador;
•    Parar em vagas distantes da entrada do shopping para fazer pequenas caminhada
Exemplos como os acima já ajudam a proteger o coração, conforme apontam os últimos estudos sobre o assunto. Há uma vasodilatação das artérias coronárias no decorrer do exercício, melhorando a perfusão do músculo cardíaco, além de diminuir a ansiedade e o estresse.
 De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, a prática regular de atividades físicas, associada ao controle do colesterol elevado e a uma alimentação adequada e saudável, tende a reduzir em 80% os óbitos por doenças cardiovasculares. É preciso dar o primeiro passo para abandonar o sedentarismo; assim, as chances de preservação da função cardiovascular se multiplicam, além dos inúmeros benefícios ao corpo e a mente.

Fonte
Dr. Fernando Barreto – Cardiologista. Diretor médico assistencial do São Cristóvão Saúde

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores