1860 artigos encontrados em Notícias
Nutricionista confere três estratégias para manter o emagrecimento mesmo durante o inverno

Emagrecer ou manter um peso saudável pode ser um desafio ainda maior quando a temperatura cai. Acordar mais cedo para praticar atividades físicas, direcionar o apetite para o consumo de saladas, legumes e frutas, ter disposição para fazer coisas a pé, entre outros, são ações que são deixadas de lado por muita gente durante o inverno.

Essa mudança de comportamento na rotina habitual normalmente contribui para o maior acúmulo de gordura corporal, o que reflete nas tão elevadas e crescentes taxas de sobrepeso, obesidade e doenças crônicas.

Para ajudar a driblar o frio e, mesmo com as temperaturas baixas, continuar o processo de emagrecimento ou conseguir manter o peso, seguem três estratégias úteis que ajudam as pessoas na temporada:

1 – Volte sua atenção em ter hábitos saudáveis. Quando sua alimentação habitual é composta por alimentos naturais e saudáveis. Se a salada, nesta época, não é atrativa, é só transformar em sopa. Se a fruta crua não parece muito apetitosa, basta cozinhá-la ou assá-la;

2 - Não pratique exercícios para emagrecer. A motivação de fazer atividades físicas com a proposta de emagrecimento pode ser umas das causas da oscilação constante de peso. O exercício promove inúmeros benefícios para a saúde mental, hormonal, metabólica e até emocional. Pratique esportes ou atividades físicas como uma forma de autocuidado. Se forem realizados em conjunto com estratégias na alimentação que promovam o déficit calórico, a perda de peso acontece naturalmente;

3: Abuse das sopas! Além de aquecer o estômago, são refeições com menor valor calórico que podem contribuir para o processo de emagrecimento, além de ajudar com a imunidade por serem nutritivas.

Segue uma receita que, além de ser deliciosa, é altamente funcional e benéfica para a saúde:

Sopa creme de carotenoides mediterrâneo

Ingredientes: 1 xícara de abóbora japonesa picada, 2 cenouras picadas sem casca, 1/2 cebola branca picada, 2 dentes de alho, 3 folhas de couve fatiada e 1 filé médio de peixe branco ou salmão temperado como desejar grelhado no azeite, sal e mix de sementes (gergelim, semente de abóbora crua e linhaça) levemente tostadas a gosto.

Modo de preparo: Em uma panela grande, cozinhe em água fervente a abóbora, a cenoura, a cebola, alho e sal. Cozinhe por 15 minutos, até os legumes desmancharem. Bata tudo com um mixer ou liquidificador para virar um creme. Depois volte para a panela e adicione a couve picada. Cozinhe por 5 minutos e reserve. Em uma frigideira antiaderente grelhe o peixe em um fio de azeite. Você pode temperar com gotas de limão e ervas naturais como tomilho e noz moscada ralada. Depois monte no prato o creme por baixo e coloque o peixe no meio, por cima. Adicione as sementes tostadas a gosto e aproveite!

Fonte:
Dra. Inari Ciccone - Nutricionista e Especialista em Obesidade e Emagrecimento pela UNIFESP. Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em reprodução humana pela FMUSP.

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores