1853 artigos encontrados em Notícias
Benefícios da maca peruana

A maca peruana é uma raiz rica em flavonóides, alcalóides e glicosídeos, o que lhe confere propriedades antioxidantes. Cultivada nos Andes Peruanos, ela é muito utilizada para a finalidade de aumentar a vitalidade, libido, auxiliar a fertilidade e reduzir cansaço e fadiga. Seu nome científico é Lepidium meyenii, mas ela também pode ser conhecida como Ginseng-dos-Andes ou até mesmo Viagra-dos-Incas, pelas suas propriedades afrodisíacas. Além disso, é considerada um superalimento por ser rico em fibras e ácidos graxos, contribuindo para o aumento da energia e vitalidade física. A literatura demonstra que a maca peruana exerce efeitos significativos na disfunção e desejo sexual, e na fertilidade. Abaixo, alguns de seus efeitos documentados:

Libido (aumento do desejo sexual):

Estudos demonstraram que o uso de 1,5 a 3g de maca peruana por 12 semanas melhorou o desejo sexual dos participantes, sem afetar a produção ou catabolismo da testosterona. Além disso, há um efeito positivo sobre a disfunção sexual causada pelo uso de antidepressivos, em mulheres, onde a maca foi capaz de ajudar no aumento da libido.

Embora saiba-se que o desejo sexual está intimamente ligado à testosterona, ainda não é possível afirmar que a melhora da libido provocada pela Maca peruana esteja relacionada a um aumento dos níveis séricos de testosterona.

Melhora da disfunção erétil:

Segundo Zenico e colaboradores, em um estudo realizado por 12 semanas, utilizando 2,4g de maca peruana, houve melhora na disfunção erétil leve, melhorando o bem estar e o desejo sexual nos homens.

Fertilidade:

A melhora da fertilidade pode ser justificada devido ao aumento da qualidade do sêmen, conforme verificado em estudos. A utilização da maca peruana ao longo de 12 semanas aumentou a contagem total de espermatozóides em 20% e na concentração em 14%. Em outro estudo, os espermatozóides demonstraram atividade crescente entre a sexta e a décima segunda semana de tratamento, demonstrando a melhora frente a tratamentos de médio a longo prazo.

Outros benefícios:

Alguns estudos também documentam: contribuição na prevenção da anemia, devido aos níveis altos de Ferro, auxílio na imunidade, redução de sintomas da menopausa, auxílio no controle da Diabetes e redução na formação de radicais livres, devido ao seu potencial antioxidante.

Como inserir na rotina?

A raiz pode ser encontrada comercializada em cápsula ou em pó.  Seu sabor é terroso, e pode ser misturado a pratos doces ou salgados, incorporada a farinhas para a preparação de bolos ou massas, ou, em bebidas como vitaminas e smoothies, por exemplo. Vale lembrar que a Maca peruana se encontra na categoria de alimento/suplemento, e, por isso, é recomendado que haja um acompanhamento de um profissional nutricionista para guiar quanto ao uso, e claro, possíveis contra indicações. As orientações corretas serão sempre a melhor segurança na prevenção da sua saúde.

Fonte:

Júlia Sommer Canabarro – Nutricionista pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS e Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Estética. Capacitada em Nutrição Hospitalar pelo HCPA. Trabalhou em clínicas de estética, e, atualmente, atende em consultório o público que busca emagrecimento por meio de reeducação alimentar e uma nutrição mais gentil e integrativa. Além disso, faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

Bettina Del Pino – Nutricionista pela PUCRS. Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Atende em consultório desde 2016 na área de nutrição esportiva com foco em emagrecimento por meio de uma abordagem mais comportamental. Trabalha com grupos de emagrecimento e reeducação alimentar, com o objetivo de desmistificar a ideia de dieta restritiva e evitar o terrorismo nutricional. Faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

Bibliografia:

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1439-0272.2008.00892.x

Lepidium meyenii (MACA PERUANA) E SEU USO PARA FERTILIDADE, LIBIDO E ALTERAÇÕES HORMONAIS – 2018 Autoras: ANA GABRIELA HAUSSEN E BETTINA DEL PINO PEREIRA

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores