385 artigos encontrados em Entrevistas
Dia Nacional de Combate ao Fumo

1) Qual é o percentual de casos de câncer provocados pelo cigarro?
Cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão são provocados pelo cigarro.

2) Em que data acontece o dia nacional do combate ao fumo?
No dia 29 de agosto passado, questões importantes como a alta incidência de mortes e doenças provocadas pelo fumo, os malefícios do cigarro e o alerta dos médicos para o problema estiveram em pauta em todo o Brasil marcando o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

3) Por quê o consumo de cigarros preocupa tanto os médicos?
Considerado a mais devastadora causa evitável de doenças e mortes prematuras da história da humanidade, o consumo de cigarros é um assunto que preocupa tanto médicos como o próprio governo, dada as graves conseqüências para a saúde da população, a economia e o meio ambiente.

4) Quantos fumantes existem na população mundial?
Estima-se que existam no mundo cerca de 1,25 bilhão de fumantes, sendo que deste total pelo menos metade deverá morrer em decorrência de doenças provocadas pelo cigarro, como câncer, enfisema pulmonar, infarto do miocárdio, bronquite crônica e derrame cerebral.

5) Qual é a doença que tem maior incidência entre os fumantes?
Liderando o ranking dessas doenças está o câncer de pulmão, tido não apenas como um dos mais comuns e mais agressivos tipos de câncer, mas também como o que irá matar mais pessoas este ano no Brasil, com uma estimativa, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), de 21 mil novos casos a cada ano e 16 mil óbitos registrados como conseqüência da doença. Ainda de acordo com o Inca, o câncer de pulmão é a principal causa de morte entre os homens e a segunda causa entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama.

6) O câncer de pulmão é de fácil diagnóstico?
Boa parte dos casos são diagnosticados tardiamente. Para se ter uma idéia, de todos os casos de câncer de pulmão que são identificados, cerca de 80% estão em estágio avançado ou em fase metastática, o que impede a cirurgia de remoção e, consequentemente, reduz as chances de tratamento.
A descoberta de medicamentos modernos tem renovado, no entanto, as esperanças para médicos e pacientes que lutam contra a doença.

Recentemente, os resultados de um estudo clínico de fase 3 indicaram o uso do quimioterápico Taxotere (Docetaxel) - substância extraída dos espinhos de um vegetal europeu, como uma das terapias mais promissoras para o tratamento do câncer de pulmão localmente avançado ou metastático.
O estudo que envolveu cerca de 1.200 pacientes em estágio avançado da doença demonstrou que Taxotere combinado com a Cisplatina obteve um índice de 21% de sobre vida após 2 anos de tratamento contra 14% da associação Vinorelbina e Cisplatina, combinação padrão para tratar o câncer de pulmão.

Para muitos especialistas, essa nova combinação de drogas é um importante avanço da medicina, mostrando-se eficiente seja no aumento da sobrevida como também no que diz respeito à melhor qualidade de vida oferecida ao paciente.

Autor

Dr. Andre Murad Professor Doutor e Coordenador da Disciplina de Oncologia do Hospital das Clínicas da UFMG e Oncologista Clínico do Hospital Vera Cruz de Belo Horizonte

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores