Importance of Oncology Teaching in Nutritionist Professional Training: Characterization of Teaching in Piauí.
Palavras chaves - ensino, oncologia, nutrição.
Keywords - education, oncology, nutrition.
RESUMO
O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. A formação do profissional de nutrição visa atender a uma área de atuação ainda desconhecida por parte da população. O objetivo deste artigo detém repensar a disciplina de oncologia no currículo de graduação em nutrição pontuando aspectos relevantes de sua inserção, considerando a atual necessidade do mercado de trabalho, o perfil epidemiológico brasileiro e uma formação reflexiva e crítica acerca das competências profissionais do nutricionista. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, sobre as grades curriculares de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas no estado do Piauí, ofertantes para o curso Bacharelado em Nutrição. Foram encontradas 08 instituições de ensino superior que possuíam Graduação em Nutrição, porém nenhuma delas possuía disciplina especifica voltada para o ensino da Nutrição em Oncologia. É necessário inovar os padrões curriculares para integrar os novos campos de atuação do nutricionista.
ABSTRACT
Cancer is the name given to a group of more than 100 diseases that have in common the uncontrolled growth of cells that invade tissues and organs. The formation of nutritionist professional aims to cater to a practice area still unknown by the population. The purpose of this article has to rethink the oncology discipline in the undergraduate curriculum in nutrition analyzing relevant issues of its insertion, considering the current needs of the labor market, the Brazilian epidemiological profile and a reflective and critical training about the professional nutritionist skills. This is a descriptive exploratory study on the curriculum of higher education institutions, public and private in the state of Piauí, offers for the Bachelor course in Nutrition. They found 08 higher education institutions had undergraduate nutrition, but none of them had specific discipline focused on the teaching of nutrition in oncology. It is necessary to introduce the curriculum standards to integrate new nutritionist fields.
Recebido- 23/9/2016 Aprovado- 20/3/2017
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo eletrônico é um resumo. O artigo eletrônico em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição eletrônica de Jul/2017
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074