Check the Adequacy to the Brazilian Norm for Commercialization of Infant Foods (BNCIF) for Food Marketing for Infants (BSFMI) of Food Products Marketed in Caxias - MA.
Palavras-chave: Alimentação infantil, Legislação, Alimentação complementar.
Keywords: Child Nutrition, Legislation, Supplementary Feeding.
RESUMO: A ausência materna no lar e o apelo de marketing realizado pela indústria alimentícia oferecem à família a imagem de um produto conveniente e suficiente para a criança. Um passo significativo para reverter esse quadro foi a elaboração de leis que regulamentassem a comercialização de produtos para esse público. Objetivo: Analisar a conformidade, segundo a NBCAL, de produtos alimentícios comercializados para lactentes e crianças de primeira infância em farmácias de Caxias – MA. Resultados: Na pesquisa realizada, foi notável que alguns estabelecimentos não seguiam as normas quanto à promoção comercial de produtos voltados para lactentes. Discussão: As questões coletivas e de ordem política ligada à amamentação são pouco abordadas e enfrentadas, deixando uma lacuna para práticas inadequadas na atualidade com relação à comercialização desses produtos. Conclusão: Observou-se que as não conformidades na comercialização ocorrem de forma explícita em farmácias de Caxias – MA.
ABSTRACT: Maternal absence in the home and the marketing appeal made by the food industry offered to the family the image of a convenient and sufficient product for the child. A significant step to reverse this situation was the development of laws regulating the marketing of products to that public. Objective: Analyze the compliance, according to NBCAL, of food products marketed to infants and young children in Caxias – MA drugstores. Results: In the research conducted, it was notable that some institutions did not follow the rules as to commercial promotion of products for infants. Discussion: The collective and political issues related to breastfeeding were less discussed and addressed, leaving a gap for poor feeding practices relative regarding the marketing of these products. Conclusion: It was observed that the non-compliance in marketing occurs explicitly in pharmacies in Caxias – MA drugstores.
Recebido – 23/7/2015 aprovado – 25/8/2015
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Ago/2015
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074