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A influência da propaganda televisiva de alimentos saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças

The Influence of TV Food Advertising on Healthy Food Choices for Children

Palavras-chave - marketing, propaganda, alimentos industrializados, obesidade infantil

Keywords - marketing, advertisement, industrialized foods, childhood obesity.

Resumo

Durante a infância, as crianças são expostas a inúmeros estímulos ligados aos alimentos e estabelecem as preferências que poderão influenciar as escolhas alimentares na vida adulta. As estratégias de marketing são utilizadas na indústria alimentícia com foco na criança. A maioria dos estudos já realizados é focada nas influências desfavoráveis da mídia. O objetivo desse trabalho foi buscar evidências científicas sobre o efeito das propagandas de alimentos saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças. Os resultados mostraram que, apesar de existirem evidências controversas sobre o tema, as propagandas de alimentos saudáveis podem ter um efeito positivo na escolha alimentar das crianças, principalmente para crianças com baixo nível de neofobia aos alimentos. Assim, observou-se que as propagandas de alimentos saudáveis podem influenciar na intenção ao consumo de alimentos saudáveis. No entanto, para que as propagandas possam contribuir para mudanças significativas no comportamento alimentar, é importante a disponibilidade do alimento no ambiente familiar.

Abstract

During childhood, children are exposed to numerous stimuli related to food and set preferences that may influence food choices in adulthood. Marketing strategies are used in the food industry with a focus on children. Most previous studies are focused on the unfavorable influences of the media. The aim of this study was to seek evidence about the effect of food advertisements on healthy food choices for children. The results showed although there are controversial evidences on the topic, healthy foods advertisements can have a positive effect on children's food choice, especially for children with low neophobia to food. Thus, it was noted that healthy foods advertisements can influence the intention to healthy foods consumption. However, to advertisements that might contribute to significant changes in eating behavior, it is important to food availability in the family environment.

Autores

Mariana de Oliveira Matos Graduanda do curso de Nutrição da Universidade Paulista- UNIP.
Profa. Dra. Ana Paula Gines Geraldo Nutricionista, Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública (USP). Docente do curso de Nutrição da Universidade Paulista- UNIP.

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2013


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