145 artigos encontrados em Gastronomia
Erva Cidreira

A erva cidreira, também conhecida como Citronella ou Cymbopogon Citratus, é uma erva tropical com aroma de limão e um ligeiro perfume de rosas. A erva cidreira contém o ‘citral’ que produz o aroma e o sabor e é composta por folhas perfumadas de limão. É melhor cultivada em climas quentes e úmidos, sendo nativa do Sudoeste da Ásia e da Austrália. Devido ao aroma e não ao sabor, a erva cidreira é cultivada em grandes quantidades na Malásia para a fabricação de perfumes.

Classificada como erva, a parte final do bulbo é a mais aromática. A erva cidreira pode ser adicionada ao prato, em pedaços grandes, e removida antes de servir. Para decoração, pode-se picar finamente a parte final do bulbo, removendo as folhas mais duras. Para preparar a erva cidreira para infusão, pode-se amassar o talo para liberar o suco ou fazer cortes em uma das extremidades do talo, deixando a outra extremidade intacta. A erva cidreira desidratada tem menos sabor do que as folhas frescas, mas pode ser usada como substituto.

O aroma da erva cidreira nunca é dominante e pode ser substituído por essência de limão tendo porém um sabor muito mais forte. Esta erva é muito popular na Tailândia, no Vietnã, no Camboja e nas ilhas da Indonésia. Na Tailândia, as folhas são finamente picadas e acrescentadas à pasta de curry. Seu aroma é adequado para ser utilizado com aves, peixes e frutos do mar.

A erva cidreira é um excelente ingrediente para sopas, marinadas, fritadas, curries, saladas e picles. Pode-se preparar um chá bastante refrescante a partir da infusão das folhas em água quente, que é usado no tratamento de diarréia, problemas de estômago, dores de cabeça, febres e gripes.

Em termos nutricionais, a erva cidreira é composta principalmente de fibras e o único valor nutricional é proveniente do óleo essencial. Sua fibra é do tipo não solúvel, polissacarídeo não fermentável (FAI). Esta fibra é geralmente utilizada pelo corpo para a eliminação de toxinas e venenos. O Departamento de Saúde da Inglaterra recomenda que adultos ingiram de 11-13g de FAI por dia para manter as funções corporais apropriadas.

Autor

Chef Patrick Martin Vice-Presidente de Desenvolvimento Educacional em Culinária, é o Embaixador Internacional do Instituto "Le Cordon Bleu". Com mais de 25 anos de experiência trabalhou no Le Doyen, Dalloyau e Flo Prestige na França. Ganhador de vários prêmios internacionais, supervisionou o desenvolvimento técnico e a abertura da escola de Tóquio e ajudou a estabelecer o nível profissional das escolas da França, Londres e Tóquio.

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Set/Out/2001

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores