Comparative Analysis of Food and Nutrition Education Developed by Municipalities within Belo Horizonte (MG) Metropolitan Region.
palavras-chave: Educação nutricional, merenda escolar
Keywords: Nutrition education, school lunch
resumo
Este estudo objetiva analisar comparativamente a Educação Alimentar e Nutricional – EAN desenvolvida por municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH, verificando em que medida ela atende os requisitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Foram analisados quatro municípios que compõem a RMBH e que faziam menção ao PNAE no seu site oficial. Realizou-se com a nutricionista uma entrevista contendo questões sobre como é desenvolvida a EAN. A entrevista foi gravada, transcrita e, por meio de quadros, os resultados foram comparados. Os municípios não possuem a EAN em um documento escrito, mas realizam as atividades educativas em nutrição, sendo que somente um deles realiza o planejamento dessas. Nenhum município possui um processo de avaliação das ações educativas em nutrição para investigar o grau de conhecimento do educando e a metodologia aplicada pelo educador. Conclui-se que os municípios realizam ações educativas, que atendem parcialmente os requisitos do PNAE.
abstract
This study aims to comparatively analyse the Food and Nutrition Education (EAN, in Portuguese) developed by municipalities within Belo Horizonte metropolitan region (RMBH), verifying to what extent EAN meets the requirements of the National School Feeding Program (PNAE). Four municipalities that form RMBH and that mention the program in their websites were analysed. An interview with the dietitian, consisting of questions about the development of EAN, was conducted. The interview was taped, transcribed and the results were compared through tables. The municipalities studied do not have their educational activities in writing, but they do carry them out, and only one of them has their activities planned. No municipality has a process of evaluation of the nutrition educational activities performed in order to investigate the learner’s degree of knowledge and the methodology applied by the educator. The conclusion is that RMBH municipalities perform educational activities that partially meet the requirements of PNAE.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo eletrônico é um resumo. O artigo eletrônico em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição eletrônica de Jan/2012
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074