385 artigos encontrados em Entrevistas
Jovens Diabéticos

1) Mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros aumenta a expectativa de portadores do diabetes?
Uma pesquisa desenvolvida pelo Ministério da Saúde divulgou uma mudança no regime alimentar tradicional dos brasileiros desde a década de 70, que está sendo substituído por refeições que não atendem adequadamente às necessidades nutricionais do corpo. O consumo de refrigerantes, por exemplo, aumentou em 400%. As refeições prontas e misturas industrializadas tiveram crescimento no consumo em 82%. Já os embutidos, como a salsicha, frios e linguiças, tiveram um aumento de 300%. Esse novo perfil alimentar contribui para o agravamento do diabetes, uma das doenças que mais mata no Brasil e no Mundo. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a estimativa de portadores da doença em 2030 é de 366 milhões de pessoas.      

2) Quais são os primeiros sintomas do diabetes e cuidados a serem tomados?
Os primeiros sintomas do diabetes foram registrados no século II, desde essa época há a evolução de avanços com descobertas que otimizam a qualidade de vida do diabético, através do controle da doença. O tratamento do diabetes tipo 1 é baseado na administração diária de insulina, enquanto que o diabetes tipo 2 necessita de medicamentos chamados hipoglicemiantes orais, e apenas em situações muito específicas utiliza-se também a insulina. Mas, de qualquer forma, os dois tipos de diabetes requerem educação alimentar e prática de exercícios para o devido controle

PRINCIPAIS SINTOMAS Emagrecimento sem causa aparente, muita fome (polifagia), beber muita água (podipsia) e urinar muito (poliúria).

BEBIDAS ALCOÓLICAS Não existem doses seguras e específicas para diabéticos; vale o bom-senso.

TATUAGENS E PIERCINGS O diabético tem mais propensão às infecções. Observe a correta anti-sepsia durante a execução do procedimento e a higiene corporal sistemática.

ATIVIDADE FÍSICA Exercícios sempre e para a vida toda, quanto antes começar, melhor.

3) Qual a incidência do diabetes?
De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, a patologia acomete mais de 250 milhões de pessoas no mundo, e não distingue idade, sexo ou classe social. Mas os jovens, em particular, costumam ter mais dificuldade em lidar com a doença. Enquanto as crianças são controladas por seus pais e os adultos possuem mais consciência e responsabilidade em suas vidas, o jovem traz a inquietude da fase de descobertas e a turbulência de conciliar trabalho, estudo e vida social agitada. O consumo de bebidas alcoólicas, noites mal dormidas e sedentarismo tornam a juventude uma fase mais suscetível as complicações provenientes do mau controle do diabetes.

Existe a possibilidades desse individuo ter uma boa qualidade de vida sem precisar abrir mão dos prazeres da juventude. É fundamental o jovem conhecer a doença através da orientação segura do médico para saber se cuidar bem e ter uma vida saudável

Autor

Dra. Juliane Gomes de Paula Especializada em Clínica Geral do Hospital San Paolo.

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores