167 artigos encontrados em Food Service
Qualidade: Sua Parceira no Sucesso

Nenhum tema da administração tem sido tão debatido e difundido nesta década como o da qualidade. A gestão com foco na qualidade total vem ocupando um lugar de destaque nas organizações, sendo hoje uma das preocupações mais emergentes dos profissionais que buscam a satisfação de seus clientes. A expressão qualidade também se faz presente em todos os veículos de comunicação, mostrando com veemência a necessidade de se adotar filosofia e cultura organizacionais voltadas à melhoria contínua e em busca de resultados mais eficazes. E por quê todo esse movimento em prol da qualidade? Cliente satisfeito é sinônimo de sucesso, lucratividade, competitividade, sobrevivência e maior participação no mercado. Nesta nova concepção, o cliente passa a ser visto como um parceiro na concretização dos resultados, onde a empresa canaliza a atenção na satisfação de suas necessidades e na busca de atender também às expectativas, encantando-o com seus produtos e prestação de serviços. Sabendo que as exigências dos clientes permanecem em constante mutação, as organizações dirigem seus esforços no sentido de melhorar continuamente, não concordando com níveis de qualidade "aceitáveis", pois isso implicaria na realização de um processo imperfeito, comprometendo os resultados esperados. O que se busca é o erro zero, onde as ações pró-ativas antecipam-se aos fatos, agindo preventivamente e evitando, no futuro, ações corretivas,. É o comprometimento em fazer certo na primeira vez. Essa concepção se aplica a todos os campos do trabalho humano, acentuando-se ainda mais na área de alimentação, onde pela própria natureza dos objetivos propostos, preocupa-se com a qualidade de vida do indivíduo. A "não qualidade" tem efeitos irreparáveis, onde o erro pode gerar danos à saúde e sofrimento para as pessoas.

Autor

Sonia Simões Colombo Psicóloga, Lead Assessor pela Quality Management International Examinadora do Prêmio Nacional de Qualidade, 1997, Examinadora do Prêmio Qualidade do Governo Federal, 1998, Diretora da Humus Consultoria Organizacional

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mai/Jun/1999

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores