Tendo em vista as constantes alterações do meio ambiente, provenientes da ação humana, este trabalho visa a adequação do volume e controle da geração de resíduos nas atividades prática das aulas do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Neste sentido, solucionar problemas de geração de resíduos envolve a consciência ambiental, e esta preocupação já chegou ao âmbito educacional. Muitas iniciativas vêm sendo tomadas para solucionar esta questão, no entanto, a educação ambiental não deve ser vista como um fator isolado dentro do processo de aprendizagem.
Ações como a inserção de temas relacionados com esta problemática, devem ser inseridos nos planos e programas estratégicos das estruturas curriculares. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho, consiste em um levantamento quantitativo dos resíduos gerados durante as atividades práticas das aulas do curso, análise dos fluxos de matéria prima, de resíduos sólidos e revisão da literatura.
Com base no levantamento dos dados, observou-se a necessidade de implantar uma disciplina que contemple o desenvolvimento da consciência social e ambiental na redução dos resíduos, bem como o direcionamento dos resíduos orgânicos para usinas de compostagem. Com isso conclui-se que atualmente, as instituições que oferecem cursos de Tecnologia em Gastronomia, têm um grande desafio pela frente: inserir profissionais competentes no mercado de trabalho, com capacidade de administrar o gerenciamento de resíduos em seu ambiente de trabalho.
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Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2006
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