As pastinacas (conhecidas como parsnips em inglês) são membros da família chamada umbelliferae, juntamente com a cenoura, segurelha, salsa, fenogrego, aipo e aipo-rábano. As pastinacas foram cultivadas desde os tempos do império romano, e o imperador Tiberius, de tanto que gostava delas, mandou importá-las e serviu-as com vinho adoçado com mel.
Como todos da família, elas possuem um alto teor de fibras, diminuindo a chance de ataques cardíacos além de reduzirem o colesterol. E por se adaptarem bem em temperaturas frias, os teores de carboidratos se transformem mais facilmente em açúcar. As pastinacas são super doces e possuem um baixo teor calórico.
As pastinacas possuem um alto grau de vitaminas B1, B3, E e C (um poderoso anti-oxidante e anti-inflamatório), folato (acido fólico, que ajuda o corpo a formar as células vermelhas do sangue e a reduzir a chance de defeitos de nascença no cérebro) e potássio, e são uma fonte de ferro e zinco. As pastinacas também apresentam, se comparadas com os demais vegetais, um maior grau de anti-carcinogênicos. Quanto mais escura a cor do vegetal, maior o conteúdo de fitonutrientes, que são anti-oxidantes. Estes componentes químicos ajudam a combater o câncer e só são encontrados em plantas.
Os vegetais de bulbo como as batatas e as pastinacas são carboidratos complexos e por isso altamente benéficos para a saúde, e os expertos dizem que cerca de 50-70% da nossa energia deve vir destes carboidratos.
Escolha as pastinacas que sejam firmes e apresentam uma cor cremosa e sem manchas, machucados, cortes ou rachos. Elas devem ter um formato uniforme (cerca de 8-10 cm de comprimento), e não devem ser moles ou enrugadas. Evite as muito grandes, pois estas podem ser duras, bem como as muito pequenas, que levam mais tempo para preparar e não são econômicas. As pastinacas se adaptam bem em temperaturas baixas. Se guardadas em saco plástico no refrigerador elas se manterão por até duas semanas.
Adicionar maçãs a uma sopa aumenta o conteúdo de fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis ajudam a prevenir o aumento do colesterol; e as fibras insolúveis melhoram o funcionamento do intestino tornando-o mais rápido, pois ajudam ele a reter água para limpar e estimular seus movimentos.
As maçãs são uma fonte grande de quercetina (um flavanóide), que ajuda a prevenir o crescimento de células cancerígenas do câncer de próstata. Elas também possuem fitoquímicos, que são responsáveis pelo sabor, cor e cheiro, e trazem grandes benefícios para nossa saúde devido ao alto teor de vitamina C.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2006
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074