385 artigos encontrados em Entrevistas
O almoço de Páscoa pode interferir no tratamento de pacientes que tomam medicações anticoagulantes

1) Que cuidados devem tomar os pacientes que fazem uso de medicação de anticoagulantes orais?
Uma alimentação correta e balanceada deve ser adota pela população em geral. Entretanto, alguns grupos que sofrem de algumas doenças devem redobrar os cuidados em ocasiões especiais, onde é farto o consumo de alguns tipos de alimentos. É o caso de pacientes que fazem uso de medicação de anticoagulantes orais no próximo feriado de Páscoa.
Este grupo deve ter uma ceia preparada seguindo algumas dicas. De maneira geral são indicadas preparações leves, com carnes brancas, temperos naturais, frutas e pouca gordura. Essas orientações valem principalmente para as pessoas que sofrem de doenças relacionadas a causas cardíacas (arritmias, uso de válvula mecânica ou trombose intra-cardíaca), causas neurológicas (acidente vascular cerebral isquêmico ou derrame cerebral), causas pulmonares (embolia pulmonar e  hipertensão pulmonar) ou ainda pessoas com a Síndrome Antifosfolípide (tromboses ou abortos de repetição).
 
2) O que deve ser servido para estes pacientes?
Para estes pacientes, o aconselhável é servir saladas leves, compostas por folhas e legumes (tendo o consumo moderado das folhas para não interferir com o anticoagulante), evitando os molhos gordurosos e a maionese, para acompanhar o arroz. Esse pode ser servido simples, à grega ou ser acompanhado de camarão ou frutas secas (com exceção da uva passa e castanhas, que reduzem o efeito do medicamento).
O prato principal deve ser composto por carnes brancas, principalmente o bacalhau. Para essa ocasião todos os peixes são bem-vindos, se preparados assados, cozidos ou grelhados. Podem ser utilizadas preparações com salmão, cação, pescada, linguado, sardinha e frutos do mar. O indicado é que na receita não haja excesso de azeite e leite de coco. Temperos naturais como tomate e pimentão vermelho ou amarelo, limão, cebola e alho podem ser usados à vontade.
A sobremesa pode ser composta de frutas, colomba pascal e doces não gordurosos. Quanto ao chocolate e os ovos de Páscoa devem ser ingeridos com muita moderação para não interferir com o anticoagulante e também por serem muito calóricos.
 
3) Que alimentos devem ser evitados para este tratamento?
O essencial para esse tratamento é evitar o consumo de folhas como espinafre, couve, brócolis, repolho, couve-de-bruxelas e frutas como abacate, figo, kiwi, ameixa seca e uva.
Seguindo estas orientações, a Páscoa pode ser melhor aproveitada, evitando problemas com a saúde.

Autor

Dra. Karin Klack Nutricionista da Divisão de Nutrição e Dietética e do Ambulatório da Síndrome Antifosfolípide do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores