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Análise dos Conhecimentos Sobre Nutrição Básica e Aplicada de Profissionais de Educação Física e Nutrição

Atualmente a nutrição é reconhecida como imprescindível para prática de atividades físicas, principalmente quando se busca melhorar o desempenho em competições. No meio das academias e clubes proliferam conceitos e ?receitas de dietas? que nem sempre se baseiam no conhecimento obtido durante a graduação ou em livros confiáveis. Nosso objetivo foi analisar o conhecimento sobre nutrição básica e aplicada de profissionais de Educação Física e Nutrição. Por meio da aplicação de um questionário, verificamos que alguns dos profissionais sequer tiveram as disciplinas de nutrição básica ou nutrição aplicada na graduação.

De maneira geral, as assertivas foram respondidas corretamente pela maioria dos participantes, no entanto, não se pode desprezar que cerca de 1/3 tenha se confundido nas respostas sobre conceitos básicos. Como a maioria da amostra estudada era composta por profissionais de Educação Física, entende-se que estes não devem se aventurar na prescrição de dietas e suplementos nutricionais para seus alunos. Nesta última década, a busca pelo melhor condicionamento físico e o forte apelo da forma física têm levado pessoas de todas as idades à prática de várias modalidades de exercícios físicos em parques, academias e clubes.

A qualidade de vida, a recuperação e/ou manutenção da saúde, a prática regular de exercícios físicos, a estética, o ganho e definição da massa muscular, a perda de peso, as relações interpessoais, o treinamento para competições (amadoras e profissionais), entre outros, são alguns dos motivos que têm levado as pessoas a procurar cada vez mais as academias (Rocha & Pereira 1998; Hirschbruch & Carvalho 2002). Com o crescimento vertiginoso da população que pratica exercícios, surgiu também a consciência sobre a importância da nutrição adequada como importante aliada para a manutenção da saúde e melhora do desempenho (Shils et al. 1999).

Há consenso de que a capacidade de rendimento físico tem relação direta com a ingestão equilibrada de todos os nutrientes: carboidratos, gorduras, proteínas, minerais, vitaminas, fibras e água (Araújo & Soares 1999). Além das recomendações dietéticas genéricas para uma alimentação saudável que evite deficiências (National Research Council 1989; FAO/OMS 1985), os indivíduos que praticam atividade física precisam de orientações específicas para satisfazer as suas necessidades nutricionais de acordo com o tipo de atividade que praticam, sua intensidade, freqüência e duração. No entanto, ainda há muita controvérsia sobre as reais necessidades nutricionais específicas de quem pratica atividade física, considerando todas as variáveis mencionadas.

A maioria dos freqüentadores de academias não tem interesse competitivo, variando muito a idade e estado de condicionamento físico, no entanto, as mensagens do mercado de alimentos e suplementos são dirigidas à todos sem distinção, com o propósito explicito de se fazer acreditar que tal alimento ou suplemento seja indispensável na busca dos objetivos almejados (ADA Reports 1987; Beltz & Doering 1993). Aliada a divulgação da mídia, o mercado de alimentos e suplementos conta também com a influência dos professores de educação física sobre seus alunos.

Cerca de 30-40% dos freqüentadores de academias consomem suplementos, sendo que, destes, aproximadamente 15% consomem mais de um suplemento e boa parte dos usuários (31%) toma suplementação por indicação de instrutores, professores ou treinadores (Pereira 1999; Hirschbruch & Carvalho 2002) que muitas vezes, e de forma antiética, transmitem orientações inadequadas sobre dietas e suplementos, por desconhecerem até mesmo os conceitos básicos de nutrição. Não há dúvida que a prática de exercícios e a alimentação adequada são hábitos saudáveis, porém a má orientação, o excesso e extremismos dietéticos podem tornar a saúde vulnerável.

Mesmo com a presença de nutricionistas no quadro de funcionários da academia, a troca de informações entre o professor/instrutor e os alunos e entre os próprios alunos é considerável, por isso, a realização deste estudo teve como principal objetivo avaliar os conhecimentos sobre nutrição básica e aplicada de profissionais de Educação Física e de Nutrição participantes de um curso de nutrição realizado em um simpósio sobre Educação Física e saúde.

Autores

Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior Licenciado em Educação Física, Fac. Ciências - UNESP Mestrado em Ciências Nutricionais, Fac. Ciências Farmacêuticas - UNESP Doutorado em Fisiologia Humana, Inst. Ciências Biomédicas - USP
Maira Tatiana Viviani Acadêmica de Nutrição da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2003

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