166 artigos encontrados em Nutrição Clínica
Consumo Alimentar: Como Avaliar a Qualidade

A avaliação de consumo de alimentos é um importante instrumento tanto para ser aplicado em nível populacional como individual. Pela relação entre a dieta e prevenção de doenças, tornou-se importante a avaliação da sua qualidade. Para uma avaliação global, o ID surge como uma alternativa. O IQD-R e o IAS são dois índices bastante utilizados. Eles apresentam variáveis comuns, como gorduras total e saturada, colesterol, grupos das frutas, hortaliças e cereais e número de alimentos consumidos. O IAS mede porções de carne e leite, enquanto o IQD-R mede os consumos de ferro e cálcio.

O IQD-R analisa no item ?moderação?, os consumos de sódio, gordura, açúcar e álcool. Esses índices são instrumentos capazes de avaliar a qualidade da dieta de forma simplificada, tendo ampla aplicação em estudos epidemiológicos e em outras áreas. Porém, é fundamental a elaboração de uma ferramenta mais abrangente, além de ser necessária a validação desses instrumentos. A avaliação dos hábitos alimentares de populações apresenta-se cada vez mais importante em função dos diferentes estudos que relacionam a alimentação tanto com a prevenção como com o tratamento de diversas patologias (Kennedy et al. 1995; Hatloy et al. 1998).

Nos Estados Unidos, das dez principais causas de morte, quatro são relacionadas à dieta, gerando elevados custos médicos e perda de produtividade (Cross et al. 2002). A avaliação de consumo de alimentos visa mensurar as condições nutricionais de uma população e suas condições e tendências (Vasconcellos & Anjos 2001; Brussaard et al. 2002); facilitar o planejamento, monitoramento e avaliação de programas de intervenção; proporcionar aos profissionais informações adequadas sobre saúde pública e dar suporte na política de saúde nacional (Brussaard et al. 2002). Além disso, proporciona a investigação da relação entre a dieta e o estado de saúde e identifica grupos com risco nutricional (Haveman-Nies et al. 2001).

Em nível individual, é um importante componente da avaliação nutricional, junto a dados clínicos e bioquímicos e composição corpórea, para identificar alterações do estado nutricional e buscar estratégias de intervenção (Waitzberg 1998). Com a comprovação de que outros fatores, além da adequação no consumo de nutrientes, estão associados à prevenção de doenças e à promoção da saúde, componentes dietéticos relacionados à redução de risco foram incluídos na análise da qualidade da dieta, como a adequação de consumo de grupos de alimentos (Kant et al. 2000).

Assim, dada a complexidade dessa análise, o Índice Dietético (ID) vem sendo estudado como uma alternativa para realizar a avaliação global da dieta (Kant 1996). No ID, a qualidade da dieta é resumida em uma única variável em substituição à análise dietética decomposta em várias subunidades, sendo considerado uma ferramenta que proporciona melhor avaliação da dieta e maior aplicabilidade em estudos epidemiológicos (Drewnowski et al. 1996; Kant et al. 1996). Vários índices foram criados nas últimas décadas a partir das recomendações existentes nos guias dietéticos e na pirâmide de alimentos (Drewnowski et al 1997), sendo que o Índice de Qualidade da Dieta Revisado (IQD-R) e o Índice de Alimentação Saudável (IAS) são dois índices bastante utilizados atualmente (Kant 1996). O objetivo do presente trabalho é comparar o uso do IQD-R e do IAS

Autores

Dra. Ana Maria Cervato Professora Doutora do departamento de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Dra. Viviane Laudelino Vieira Nutricionista do Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição (CRNUTRI) e Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela FSP/USP

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Set/Out/2003

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores