166 artigos encontrados em Nutrição Clínica
Fatores Determinantes da Obesidade em Mulheres de 30 a 40 anos

O excesso de peso corporal está associado a um elevado número de disfunções metabólicas e clínicas manifestadas, entre outras, na doença arterial coronariana e no diabetes. A causa básica da obesidade é o desequilíbrio entre a ingestão calórica e o gasto energético. Os fatores que levam a essa desordem não estão bem estabelecidos. Podem ser tanto de ordem genética ou envolvem consumo excessivo de calorias. A baixa atividade física e as alterações metabólicas e hormonais do organismo também são fatores do excesso de peso.

Estudos têm mostrado que a obesidade ocorre predominantemente em pessoas do sexo feminino e que sua incidência aumenta com a idade. Isso foi comprovado numa análise de uma amostra de 1.000 habitantes na cidade de Jaú. A faixa etária de 30 a 40 anos apresentou maior freqüência de excesso de peso. Entre os 1.000 habitantes, 37,7% apresentou índice de massa corporal acima de 25 kg/m2. O subgrupo feminino de 30 a 40 anos acusou os maiores índices entre todos os outros. Entre essas mulheres, 44,6% têm IMC acima de 25kg/m2, das quais 15% acima de 30 kg/m2. As mulheres, em relação aos homens, apresentam maior porcentagem de gordura corporal.

Em relação aos hábitos de vida pesquisados, 30% das mulheres com ICM acima de 30kg/m2 e 15% das mulheres com peso inferior realizavam alguma atividade física. O consumo de tabaco e etanol não foram diferentes entre elas. Na análise dos antecedentes familiares, as obesas apresentaram maior histórico de obesidade, hipertensão e diabetes. Conclui-se que , no subgrupo pesquisado, a presença do excesso de peso foi determinada justamente por fatores genéticos. As características do consumo alimentar das mulheres avaliadas qualitativamente com base no guia da "pirâmide de alimentos" (proposto pelo departamento de agricultura do governo americano) mostram resultados idênticos, independentemente do IMC.

Além de cuidados com a alimentação e na queima de calorias, é importante lembrar que, segundo a literatura, há um aumento de peso corporal com o passar do tempo. Esse aumento tem seu pico a partir dos 35 anos, quando começa o declínio da função ovariana. É após a menopausa porém, que aumentam os riscos para as doenças cardiovasculares. Esse fato está associado ao aumento do colesterol sérico que, por sua vez, associa-se à falta de hormônios, ao ganho de peso e ao prórpio envelhecimento celular.

Autores

Dra. Denise Aparecida Rodrigues Cândido Nutricionista da Santa Casa/Jaú
Dra. Maria Rita Marques de Oliveira Nutricionista - Dra. em Ciência dos Alimentos pela USP - Docente do Curso de Nutrição da UNIMEP
Ellen Cristina Freitas Araújo Prof. de Educação Física, Mestranda em Ciência dos Alimentos pela UNESP

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/1998

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores