385 artigos encontrados em Entrevistas
Os Novos Desafios da Nutrição: Que medidas serão tomadas pelo Ministério da Saúde?

1 - Quais são os principais e mais preocupantes problemas de saúde pública para o novo milênio?
Os problemas de saúde pública que, desde a perspectiva atual, irão preocupar a humanidade no novo milênio são vários. É claro que qualquer exercício de futurologia é precário mas eu diria que os campo da saúde no qual ocorrerão maiores problemas serão os ligados ao meio ambiente, à mudança do perfil etário da população, e os que poderão advir do grande avanço tecnológico na área da genética, como a transgenicidade, entre outros.

Mas dado o caráter do seu periódico, gostaria de me ater nos problemas de nutrição pública, e dada a precariedade da futurologia, gostaria de me ater ao comecinho deste novo milênio, ou melhor, aos próximos 10 anos. Nos parece que o grande desafio na próxima década para a nutrição é o reconhecimento atual, já bem consolidado, de que nas sociedades em desenvolvimento, como o Brasil, é grande e crescente a incidência das doenças relacionadas à alimentação, quer sejam as carências nutricionais, tendo a anemia como um bom exemplo, como as doenças crônico não transmissíveis. É também bem estabelecido que estas coexistem nos mesmos espaços sociais e culturais. Cada vez menos observamos um perfil nutricional associado à pobreza e outro associada à afluência.

2 - O comportamento alimentar da população tem se modificado? O que este comportamento acarreta para a saúde da população?
Infelizmente os dados disponíveis para mapear o comportamento alimentar através do tempo são insuficientes. Mas existem algumas evidências importantes que mostram uma tendência ao aumento de consumo de gorduras saturadas e a diminuição das frutas e verduras. A implicação destas mudanças para a saúde da população é clara para qualquer profissional de saúde, principalmente especialistas em nutrição.

3- Quais as doenças de maior prevalência na população?
As doenças crônicas não transmissíveis já são a principal causa de morte no país.

4- Quais medidas estão sendo tomadas pelo Ministério da Saúde para prevenir estas doenças?
Mais uma vez, gostaria de me ater ao que se refere à nutrição, dado ser esse o campo de trabalho da nossa Área Técnica e o enfoque do Nutrição em Pauta.
Estamos trabalhando em ações de promoção da alimentação adequada partindo de 5 conceitos principais:

a) a alimentação saudável é importante tanto para a prevenção das deficiências nutricionais como das doenças crônicas, as mensagem devem ser únicas.

b) As pessoas consomem alimentos, e não nutrientes. A promoção da alimentação saudável ter por base os alimentos.

c) Todos os alimentos podem ter lugar numa alimentação saudável, desde que consumidos em quantidades adequadas.

d) Alimentação saudável não é alimentação cara. Pode-se fazer melhores compras.

e) Alimentação adequada e atividade física são indissociáveis.

As ações são diversas e caminham em paralelo. Temos ações de regulamentação e legislação - como é o caso da rotulagem nutricional que passa a ser obrigatória no Brasil. Temos ações para os escolares como vídeos e materiais de apoio aos professores da rede de ensino fundamental. Temos ações dirigidas ao grande público como nossa linha telefônica Disk-Saúde, que possui um banco de dados completo sobre estas questões para esclarecer dúvidas e outros materiais em vídeo que já foram divulgados tanto pelas TV Abertas como a Cabo
Temos ações dirigidas á capacitação de profissionais de saúde enfocando, como prioritária, a formação dos Agentes Comunitários de Saúde nos temas relacionados à alimentação saudável.

Temos dado grande ênfase no resgate de alimentos regionais, de alto valor nutricional e muito baixo custo, que tem sido gradualmente perdidos como fontes alimentares. Fizemos um levantamento de mais e 150 alimentos consumidos em todas as regiões do país. Alguns são mais conhecidos, como o açaí, o pequi ou o buriti, mais a maioria deles eu tenho a certeza de que os seus leitores nunca nem ouviram o nome. Foi o que aconteceu com a nossa equipe de nutricionista, que reúne profissionais de todo o Brasil. Cada novo alimento identificado era celebrado tamanha é a falta de divulgação desta riqueza alimentar do nosso país.

As ações são muitas e cobrem diversas áreas e, como já disse, correm em paralelo para que se possa construir um ambiente social favorável às práticas alimentares mais saudáveis e a introjeção de novos valores culturais.
Uma questão central para a nossa equipe é descobrir maneiras de melhorar a alimentação em contextos de baixo poder aquisitivo. E, neste aspecto, temos também compilado e desenvolvido em grande número de receitas e listas de comprar econômicas, num projeto chamada - A melhor compra - alimentação saudável a baixo custo.

5 - Quais serão os programas de Nutrição no Brasil que serão desenvolvidos em 2001 pelo Ministério da Saúde?
No que se refere á alimentação saudável, todos os já citados. Todos estão nas suas fases iniciais. Gostaria de lembrar que nossa Área tem apenas 2 anos de existência no Ministério da Saúde e nossa equipe está convencida de que já conseguimos muito. Todo o apoio, idéias e propostas de parceria são consideradas mais do que bem vindas.

6 - Qual é a rotulagem nutricional obrigatória dos alimentos estabelecida pelo Ministério da Saúde?
Para conhecimento detalhado da proposta eu sugiro que o leitor consulte a home-page da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (www.anvisa.gov.br) e conheça a legislação. Nesta página estão também disponíveis todas as portarias e regulamentos referentes a alimentos no Brasil. É uma leitura importante para os profissionais da área.
De modo geral, será obrigatória a apresentação, em todos os alimentos embalados, dos seguintes componentes: calorias, gorduras totais e saturadas, colesterol, carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, ferro e sódio. Estes valores serão dados por porção usual do produto para que seja mais fácil para o consumidor avaliar o quanto está consumindo de cada nutriente e para fazer comparações entre produtos.

Esta medida foi muito bem aceita pela população e temos recebido inúmeros telefonemas no Disk-Saúde comentando o assunto, parabenizando o Ministério e solicitando mais informação sobre alimentação saudável. Assim, foi uma medida que, além de fornecer uma informação básica ao consumidor, e para a qual ele tem direito, tem servido ao propósito de fazer com que a sociedade passe a discutir mais o tema alimentação saudável.

Autor

Dra. Denise Coitinho Nutricionista com Mestrado em Nutrição Social e Doutora em Saúde Pública, Coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores