385 artigos encontrados em Entrevistas
Importância da Nutrição para o Atleta de Competição

1- Qual é o maior desafio do profissional junto aos atletas de elite?
Manter-se sempre atualizado para utilizar de todos os subsídios que possam auxiliar a performance do atleta.

2- Como deve ser a alimentação do atleta?
A alimentação do atleta deve atender as suas necessidades de energia, hidratação e demais nutrientes. Para isso deve-se ter o conhecimento das alterações fisiológicas que cada modalidade esportiva imprime ao atleta. Não se deve esquecer um fator muito importante que é respeitar seus hábitos alimentares, fazendo alterações necessárias em relação aos erros alimentares.

3- Quais os cuidados que se deve tomar com a alimentação antes, durante e depois das competições?
Como foi dito, cada modalidade pode ter necessidades distintas e consequentemente cuidados específicos. De forma geral podemos citar:
Antes - Promover hidratação, evitar alimentos de difícil digestibilidade, evitar alimentos e/ou suplementos ou complementos alimentares que nunca foram testados, respeitar intervalo de 4 horas antes, se for uma grande refeição (almoço ou jantar), ou 2 à 3 horas para uma refeição mais simples (desjejum ou lanche), e fornecer alimentação equilibrada em energia e demais nutrientes.

Durante - Manutenção da hidratação e fornecimento de alimentos e/ou suplementos ou complementos alimentares que auxiliam na manutenção de energia e eletrólitos.
Depois - Promover reposição de reservas energéticas e hidroeletrolíticas depletadas para recuperação metabólica adequada.

4- Que medidas com relação a alimentação devem ser tomadas quando o atleta vai competir em outros estados?
Se possível acompanha-lo.
Conhecer os alimentos que estarão disponíveis naquela região para não planejar um cardápio utópico ou com alimentos que podem não estar adequados para consumo, por exemplo, se seu atleta vai para um lugar que não tenha mar evitar peixe no cardápio, pois este pode não ser fresco.

Planejar toda a sua dieta, desde as bebidas até a sobremesa e ser bem detalhista e claro no cardápio.
Orientá-lo para não se deixar levar por "tentações" típicas.
Não consumir alimentos que não saiba a procedência.
Manter a alimentação de costume.

5- É necessário suplementar algum nutriente? Quais? Quando?
Vai depender da modalidade praticada. Fora isso, deve se levar em consideração as condições que o atleta estará exposto, seu estado nutricional atual, duração da atividade, fase de treinamento, etc. Porém de forma geral algumas ajudas ergogênicas são comumente utilizadas como por exemplo suplementos energéticos e repositores de água e eletrólitos.

6- As condutas nutricionais para os praticantes do futebol amador e de profissional são as mesmas?
Tudo o que foi citado anteriormente é feito de forma similar com amadores e profissionais. Existe uma diferença básica em termos fisiológicos que irá determinar a diferença na alimentação destes e diz respeito ao fato que os jogadores amadores estão em formação logo apresentam maior necessidade de energia e outros nutrientes como cálcio e ferro.

Autor

Dra. Renata Faro Nutricionista do Futebol Amador e Profissional do Fluminense Futebol Clube - RJ

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores