1992 artigos encontrados em Notícias
Suplemento esportivo para adolescentes é indicado?

O desejo de mudar o corpo ainda com características infantis e buscar uma aparência musculosa leva muitos adolescentes a optar pelo uso de suplementos esportivos com alta concentração de proteína. A alternativa ingerida de forma excessiva, no entanto, pode causar consequências indesejadas.

As proteínas, chamadas de macronutrientes, têm papel fundamental no crescimento e desenvolvimento dos jovens, auxiliando na construção e recuperação do tecido corporal. O perigo está em seu consumo excessivo e sem acompanhamento médico.
 
O consumo de proteínas deve ser ajustado de forma individual, até mesmo em adolescentes que praticam atividade física de forma mais intensa. Em excesso, esse nutriente pode sobrecarregar os rins, prejudicando a sua função. Caso isso não seja corrigido, pode ocorrer a alteração da função renal e aumento da pressão arterial.

A especialista aponta que fatores como gênero, faixa etária, desenvolvimento e atividades físicas praticadas são fatores levados em consideração ao definir a dose correta para o organismo do adolescente. A princípio, a recomendação é que a ingestão seja feita a partir da alimentação, e que, a suplementação deve acontecer somente com indicação de um profissional.

O alerta cabe também a produtos encontrados com facilidade em supermercados e farmácias, como iogurtes, barrinhas e smoothies proteicos. O fácil acesso aumenta o risco do consumo irregular, representando também riscos à saúde. Esses produtos devem ser ingeridos somente de forma esporádica e como parte de uma alimentação variada, a fim de evitar danos ao jovem.

Fonte
Dra. Roberta Bozzetti Cintra- Hebiatra do Hospital Edmundo Vasconcelos

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores