385 artigos encontrados em Entrevistas
Riscos de Doenças Cardiovasculares vs Ômega-3

1- Qual a importância do consumo de ômega-3 para a prevenção de doenças cardiovasculares?
R- Os primeiros dados partiram da surpreendente constatação da baixa mortalidade por doença arterial coronariana (DAC) na população esquimó, que habitualmente apresenta elevada ingestão de gordura na sua dieta. Pelo fato da dieta dos esquimós conter grandes quantidades de ácidos graxos de cadeias longas poli-insaturados (polyunsaturaded fatty acids – PUFAs), também denominados ácidos ômega-3, diversos estudos foram conduzidos para determinar o quanto a ingestão elevada dessas substâncias poderiam reduzir a morte por DAC. De fato, a grande maioria destes estudos prospectivos mostrou uma relação inversa, com elevada significância estatística, entre consumo de peixe ou a ingestão de ômega-3 e o risco de morte devida à DAC.

2- O que relatam as últimas pesquisas sobre as dietas ricas em ômega-3?
R- Existem fortes evidências sobre o efeito dos ômega-3 na redução da mortalidade em portadores de infarto do miocárdio. Um grande estudo, publicado na revista Lancet’1999 (GISSI-Prevenzione trial), incluiu 11.324 pessoas de 172 centros na Itália, acompanhadas pelo período de 3,5 anos.

Foram randomizados pacientes que haviam apresentado infarto do miocárdio para receberem cápsulas contendo 900mg de ômega-3 ou 300mg de vitamina E. Os investigadores concluiram que a suplementação com ômega-3 reduziu significativamente a mortalidade, particularmente da morte súbita. Os detalhes da reconhecida ação anti-arrítmica dos ômega-3 encontram-se em investigação.

3- Qual é a sua opinião sobre a fortificação de ômega-3 em alimentos?
R- O estudo GISSI-Prevenzione, referido acima, forneceu suplementação de ômega-3 equivalente à ingestão diária de 100g de peixe, quantidade possível de ser obtida em uma dieta balanceada. Entretanto, vários estudos epidemiológicos sugerem um benefício substancial mesmo quando a ingestão de peixe se dá em média uma vez por semana. Baseando-se nestes dados, é possível admitir-se que a fortificação de alimentos com ômega-3, seja benéfica na prevenção da mortalidade por doenças cardiovasculares.


Autor

Dr. Wilson Salgado Filho Doutor em Cardiologia pelo INCOR-HC-FMUSP. Médico Assistente da Unidade Clínica de Dislipidemias do INCOR.

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores