385 artigos encontrados em Entrevistas
Fibromialgia

1) Quais são os sintomas da fibromialgia?
Dores por todo o corpo, cansado e distúrbios no sono? Você pode estar sofrendo de Fibromialgia, síndrome que atinge 10% da população brasileira e afeta diretamente a qualidade de vida e o rendimento profissional do paciente. Dores no corpo sem diagnóstico definitivo que incomodam por mais de três meses consecutivos, cansaço e noites de sono mal dormidas podem ser sinais de um problema chamado Fibromialgia, uma síndrome dolorosa crônica sem inflamação que atinge cerca de quatro milhões de pessoas no país, sobretudo mulheres que já passaram dos 40 anos de idade.

Os pacientes que sofrem desta síndrome reclamam de dores no corpo todo, geralmente sem conseguir determinar o local exato da dor, distúrbios no sono, que causam irritabilidade e estresse, dores de cabeça, formigamento nas mãos e pés, entre outros sintomas, incomodam muito e prejudicam a qualidade de vida e o desempenho profissional das pessoas.

2) O que é a fibromialgia?
Atualmente sabe-se que a Fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à maior sensibilidade do indivíduo diante de um estímulo doloroso e é caracterizada por um grupo de sintomas, mas que não tem uma causa única. Acredita-se que esses pacientes percam a capacidade de regular a sensibilidade dolorosa, controlada pela serotonina, substância produzida no próprio cérebro.

Sabe-se que os portadores de Fibromialgia têm menos serotonina. Assim, muitos dos impulsos que chegam e saem do cérebro são identificados erroneamente como dor.
A fibromialgia pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave, porém, o motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem Fibromialgia e outras não ainda é desconhecido*.

3)A síndrome somente acomete pessoas adultas acima dos 40 anos?
A síndrome também pode acometer crianças e adolescentes, a chamada Fibromialgia Juvenil. No público escolar, a prevalência de dores músculo-esqueléticas é de 1,2 a 7%, com idade média de 10 anos. Como nos adultos, as crianças queixam-se de dores, distúrbio de sono, dores de cabeça e ansiedade, entre outros sintomas.

O diagnóstico da Fibromialgia é clínico, ou seja, não existem exames que comprovem que a pessoa tem a síndrome. O reumatologista é o melhor profissional para avaliar o paciente com Fibromialgia, pois ele tem o conhecimento exato das doenças musculares e nas articulações, não deixando que outras doenças possam ser confundidas com a síndrome.

4) A Fibromialgia tem cura?
A Fibromialgia não tem cura, porém, tratamentos adequados podem controlar as dores, a fadiga e as alterações do sono. A prática de exercícios físicos é essencial para quem sofre do mal, pois alonga e fortalece os músculos e promove maior condicionamento físico. Além disso, técnicas de relaxamento, hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse e medicações para o controle das dores e dos distúrbios do sono também são indicados.
O tratamento deve ser coordenado por profissionais altamente preparados e atualizados, que saibam diagnosticar o problema corretamente.

Autor

Dr. José Carlos Mansur Rosemblat Reumatologista do Hospital e Maternidade Dr. Christovão da Gama

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores