1992 artigos encontrados em Notícias
Os Perigos dos Termogênicos

Alimentos termogênicos, são alimentos que requerem mais energia para serem processados e digeridos pelo corpo, levando assim a um aumento do gasto energético. Ou seja, pode ajudar o metabolismo a ficar mais rápido o que  facilita a redução de peso e queima da gordura corporal.

Os termogênicos podem aumentar em até 10% o gasto de energia. Os mais conhecidos são: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, canela, chá verde, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco.

Para fazerem efeito, os termogênicos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia. Por exemplo, beber água gelada. Consumir oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a temperatura corporal interna.

O importante é equilibrar as quantidades consumidas e fazer a combinação correta com outros alimentos.

Estes alimentos dispostos em uma dieta bem planejada poderão dar um empurrão na queima de gordura corporal e auxiliar no emagrecimento. É bom deixar claro que apenas adicioná-los a uma dieta errada não surtirá o efeito esperado, e consumir grande quantidade poderá trazer prejuízos para a saúde.
A seguir, seguem alguns alimentos termogênicos:

Chá Verde: Vários estudos já comprovaram a eficácia na ativação do metabolismo, é também um poderoso antioxidante. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades terapêuticas já conhecidas na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue, o que ajuda a diminuir a compulsão por doces, e inibe a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal. Comece com 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.
Risco do uso errado: Aumento da pressão e ansiedade.

Guaraná: Tem a função de quebrar e promover o uso da gordura como energia, e assim é um aliado na queima de gordura. Muito usado como energético. Utilizado em pó ou cápsulas, 2 gramas, duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.
Risco do uso errado: Insônia e palpitações.

Linhaça: Ativa o metabolismo, melhora a função imunológica, nutre a pele, melhora a textura da pele e cabelos, ajuda a reduzir o colesterol e previne a formação de gorduras nas artérias. Ainda não se sabe o risco do consumo excessivo.

Pimenta Vermelha e pimentões: Aumentam a circulação, melhoram a digestão e aumentam a temperatura do corpo. A quantidade de 3 a 4 gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.

Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas.  Pode ser consumido três vezes ao dia.
Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos. O gengibre também é muito utilizado para enjôo.

Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha). Também está presente na semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa a vitaminas, salada de frutas, saladas etc).

Canela: melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Uma grama duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparada com queijo, gratinado no forno ou polvilhado em frutas como maçã ou banana.
Atenção para: hipertensos, cardiopatas, gestantes e lactantes já que o consumo em excesso pode levar ao aparecimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.

É bom esclarecer que a ingestão exagerada destes alimentos pode ser prejudicial. Por isso é sempre importante consultar um nutricionista, que irá elaborar um cardápio individualizado, propondo a quantidade adequada de alimentos termogênicos .

Fonte
Dra. Paula Fernandes Castilho - Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP Capacitada em Fitoterapia em Nutricosméticos. Diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores