385 artigos encontrados em Entrevistas
Excesso de Exercício Físico Prejudica a Saúde da Mulher

1) O excesso de atividade física pode causar mais prejuízos à saúde?
Fazer exercício físico em excesso com a intenção de conseguir resultado rápido, seja pela busca da forma perfeita ou para alcançar melhor desempenho esportivo, não é uma boa estratégia. O ideal é respeitar o limite do corpo, que dá sinais quando algo está errado. Essa prática pode trazer sérias consequências como: ciclo menstrual irregular, o que pode influenciar na fertilidade feminina; fadiga muscular; lesões e consequentemente a interrupção da atividade.

Há um desequilíbrio neuroendócrino, o que causa uma falha no hipotálamo, glândula que regula diversas funções hormonais e assim ocorre a não liberação dos hormônios estimuladores dos ovários e como consequência o organismo deixa de produzir o estrógeno e a progesterona causando alterações menstruais.   

Nessa situação, a amenorreia (falta de menstruação), pode diminuir a densidade mineral óssea. Em curto prazo, existe maior probabilidade de fraturas por estresse, podendo evoluir para uma osteoporose. O comportamento alimentar inadequado associado a esses distúrbios caracteriza a Tríade da Mulher Atleta, que atinge principalmente corredoras de longas distâncias, bailarinas e ginastas.

2) Como ser realizado o tratamento da Tríade da mulher atleta?
A partir desse quadro a especialista aconselha acompanhamento nutricional rigoroso associado à ingestão de cálcio e vitamina D e redução da atividade física em 10 a 20% no volume, intensidade e frequência, podendo ser suficiente para a normalização do ciclo menstrual. “Nos casos em que não há retorno espontâneo, a reposição hormonal é recomendada para evitar a perda óssea precoce. Indica-se o uso de anticoncepcional com altas doses de estrógeno para aumentar a massa óssea da paciente e regularizar a menstruação.

Adepta a uma vida saudável, a especialista é corredora desde 2011. Começou o treinamento de forma progressiva e sempre respeita o limite do seu corpo. Hoje faz meia-maratona (21 km) e já participou de várias provas de 10 km e uma prova de revezamento de 320 km.

Autor

Dra. Graciela Morgado Ginecologista e obstetra, com titulação de especialista pela Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO, tem larga experiência na área de reprodução humana. Atua nos seguintes hospitais: Hospital Albert Einstein, Hospital e Maternidade São Luiz, Pro-Matre Paulista, Hospital e Maternidade Santa Joana e Hospital São Camilo (Unidade Pompéia).

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores