167 artigos encontrados em Food Service
Fatores de Risco Ambiental para Trabalhadores de Unidade de Alimentação e Nutrição

As Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) são ambientes de trabalho que oferecem uma série de riscos ocupacionais. Esse estudo teve por objetivo aferir os pontos de exposição de riscos sonoros, térmicos e de iluminação em uma UAN do município de Mogi das Cruzes ? SP. Tais pontos foram aferidos utilizando-se aparelhos de medição específicos. Em relação ao ruído, observou-se que a área com maior exposição foi a de devolução de louças e bandejas; quanto ao calor, a aferição demonstrou que as áreas de cocção excedem os limites recomendados; com referência à iluminação, encontraram-se níveis inadequados em todas as áreas estudadas.

Os resultados desse estudo levam à conclusão de que nessa U.A.N os fatores de risco ambientais estão presentes e que a falta de controle dos mesmos pode gerar acidentes e/ou doenças profissionais. Uma máquina pode manter o mesmo ritmo de produção, porém, ao longo do tempo há um desgaste de seus componentes, em geral, substituíveis. Com o homem o mesmo não acontece.

Um trabalhador jamais pode trabalhar em seu limite máximo de produção como as máquinas, pois, o trabalho acelerado freqüentemente realizado em condições desfavoráveis, com equipamentos inadequados, ruídos excessivos, calor, umidade e iluminação insuficiente, causa um desgaste humano expondo o trabalhador a doenças profissionais (Miranda,1998).

A busca de condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho significa proteger e preservar a vida e, principalmente, é mais uma forma de se construir qualidade de vida (Fundacentro, 2001). A higiene do trabalho é uma das ciências que atua no campo da Saúde Ocupacional, aplicando recursos da engenharia e da medicina, no controle das doenças ocupacionais. Estas também chamadas de doenças do trabalho ou moléstias profissionais são estados patológicos característicos, diretamente atribuíveis às condições ambientais ou de execução de determinadas atividades remuneradas (Oliveira, 1998).

A atuação nessa especialidade pode ocorrer por meio de: prevenção primária: promoção à saúde e proteção específica; prevenção secundária: diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação da incapacidade; prevenção terciária: reabilitação. A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), pela natureza do trabalho, propicia uma série de fatores que se não bem controlados, podem causar agravos à saúde do trabalhador.

Segundo Kinton et al. (1998), os fatores de risco presentes nos setores da UAN são: Físicos - frio, umidade, calor e ruídos; Químicos ? decorrentes da utilização de produtos de limpeza em geral; Ergonômicos - decorrentes de espaços e dimensões mal definidos, prejudicando a funcionalidade operacional, causando incompatibilidade entre os trabalhadores e seu trabalho, podendo causar desconforto, fadiga e, conseqüentemente, lesões (Grandjean, 1998); Acidentes ? cortes, queimaduras, quedas, etc.

Ao nutricionista, como administrador, compete a identificação das áreas de risco ocupacional dentro da UAN e sua atuação frente às condições adversas, restringe-se à prevenção primária. Tendo em vista a importância do conhecimento e do controle dos riscos ocupacionais em uma UAN, o presente estudo teve como objetivo identificar os pontos de exposição de riscos sonoros, térmicos e de iluminação que possam causar danos à saúde do trabalhador.

Autores

Dra. Edeli Simioni de Abreu Nutricionista, Doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da USP
Profa. Dra. Mônica Glória Neumann Spinelli Nutricionista graduada pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Pós graduada em Gastronomia e Administração Hospitalar e mestre e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Professora titular da Universidade Paulista
Renata Marinho Vasconcelos de Araújo Graduanda do Curso de Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2002

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores