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Nutrição e Gastronomia Convivendo em Plena Harmonia - Impressões sobre o Mega Evento de Nutrição 2009

Qual foi sua avaliação sobre o Mega Evento de Nutrição 2009?
O Mega Evento de Nutrição é o maior congresso de Nutrição da América Latina, reunindo grandes nomes da Nutrição e Gastronomia, motivo pelo qual a Unilever não poderia deixar de participar. Além de englobar diversos Congressos de relevância num mesmo momento e local, o Mega evento conta com o apoio de importantes órgãos governamentais, entidades e associações do país, tornando-se uma oportunidade sem igual para o expositor.

Como a Unilever participou do evento?
No nosso stand apresentamos a ciência por trás de nossas marcas, e também seus aspectos culinários. Em particular, devido ao caráter ‘gastronômico’ do evento, tivemos uma área exclusiva para preparação de receitas e degustação dos nossos produtos: Hellmann’s Regular e Deleite, AdeS linha Frutas, Original e AdeS Nutrikids e Becel Pro.Activ Iogurte Cremoso.

No quesito ‘ciência por trás das marcas’ e seus aspectos culinários, o que vocês trouxeram para o evento?
Por exemplo, a linha AdeS – Frutas, Original e Nutrikids, tem aplicação particularmente interessante em receitas indicadas para pessoas com intolerância à lactose ou com alergia ao leite de vaca, por poder substituir o leite nessas receitas, já que é elaborado a base de soja e assim contém proteínas e cálcio (este último na versão Original). Os produtos da linha Becel (margarina, iogurte e bebida láctea) contém fitoesteróis e por isso são ideais para receitas com perfil adequado de nutrientes, visando a saúde do coração.

Vocês fizeram uma parceria com o SENAC para a participação no evento?
O SENAC é um órgão reconhecido por sua expertise em gastronomia; traz para o campo da gastronomia cursos de graduação nesta especialidade. Por outro lado, a Unilever é reconhecida por sua expertise em Nutrição. Assim pensamos que uma parceria só poderia trazer benefícios para ambas as parte, e colocamos a área de preparação de receitas sob a coordenação da chef do SENAC, Karina Jacob Cerantola.

Qual o objetivo principal da parceria com o SENAC?
O objetivo da parceria é criar uma aliança entre nutrição e gastronomia para apresentar aos profissionais de saúde a aplicação prática do preparo da alimentação no dia-a-dia de seus pacientes, clientes ou consumidores.

A parceria com o SENAC resultou em aprendizado para a Unilever?
Sem dúvida. Estamos sempre aprendendo. Conversando no estande com Gisela Brandão, da Gerencia de Desenvolvimento do Curso de Gastronomia do SENAC São Paulo, fiquei sabendo que os estudantes de gastronomia hoje tem pelo menos uma matéria de nutrição na grade curricular. Com isso, os novos profissionais que estão se integrando à área de gastronomia já vêm trazendo como bagagem um conhecimento um pouco mais profundo de Nutrição, e tem uma compreensão mais ampla de como a Nutrição pode agregar valor ao seu trabalho.

Você acompanhou a programação do Congresso? Quais seus comentários?
Sim, acompanhei, e fiquei impressionada com o nível das palestras e do público, cada vez mais especializado. Uma das palestras que mais me chamou atenção foi a do Chef francês radicado no Brasil Laurent Suaudeau, que abordou com maestria o tema "Nutrição e Gastronomia Aliados em Busca de uma Boa Alimentação". Até pelo objetivo da participação da Unilever no Congresso, não poderia ter deixado de assistir a essa palestra.

O que você foi especial para você na palestra do Laurent?
Em primeiro lugar, Laurent, que chegou ao Brasil com 23 anos de idade há 30 anos atrás para chefiar a cozinha do restaurante do Hotel Méridien no Rio de Janeiro é daqueles Chefs reconhecidos não somente pela alta gastronomia que executa, mas pela genialidade. Ensinando a importância de se valorizar os produtos da terra e os ingredientes típicos do país, foi o primeiro a utilizar a mandioquinha – há anos atrás, para fazer algo diferente da tradicional sopinha para crianças. E por incrível que pareça, hoje esta raiz é amplamente usada em nossa culinária, e caiu no gosto do brasileiro, de norte a sul do país.

Você concorda com o que ele pensa sobre a parceria entre ‘Nutrição e Gastronomia’?
Totalmente. A parceria entre Nutrição e Gastronomia, além de seu caráter complementar, representa um enorme potencial para o crescimento e fortalecimento do setor, e juntos, adquirem uma força tremenda para a construção do nosso país. Isto inclui seus aspectos culturais, sociais e produtivos – do pequeno produtor agrícola às empresas que geram empregos e ao setor hoteleiro. Segundo Laurent, daqui até as Olimpíadas, espera-se observar um impulso novo na evolução do setor, e este deverá aliar, sem dúvida, opções mais equilibradas e saudáveis do ponto de vista nutricional, com a arte e criatividade próprios da gastronomia.

Laurent também abordou a relação entre Chefs e Nutricionistas...
Sim, e para dar o exemplo de que a Nutrição e a Gastronomia podem conviver bem e em harmonia, Laurent hoje já emprega em sua equipe uma nutricionista (Natália, 22 anos), com a qual, assegura, está aprendendo muito. Para a felicidade dos nutricionistas, ao contrário da relutância que alguns Chefs podem ter em relação a trabalhar com estes profissionais (isso foi o Laurent quem disse, não eu!), Laurent acredita que Chefs e nutricionistas precisam trabalhar cada vez mais em conjunto em restaurantes, hotéis e outros serviços de alimentação, com o objetivo comum de proporcionar bem estar. Enquanto o Chef é o artista, o nutricionista pode concentrar-se nos aspectos técnicos do manuseio dos alimentos. Trabalhando juntos, ambos aprendem faces diversas de uma mesma atividade, pois tem a capacidade de olhar por prismas diferentes. Segundo Laurent, antigamente, o que valia era simplesmente a capacidade técnica do Chef para cozinhar. Entretanto, conhecer mais profundamente os alimentos com os quais se trabalha, e suas propriedades, passou a fazer parte da formação das novas gerações.

E nesse contexto, qual a função do nutricionista, em sua opinião?
Acredito que o nutricionista, por sua parte, tem o compromisso de aconselhar os profissionais com quem trabalha a oferecer opções com perfil nutricional mais adequado. O objetivo de se criar uma aliança entre nutrição e gastronomia é poder apresentar a aplicação prática do preparo da alimentação no dia-a-dia de clientes, pacientes ou consumidores, de uma forma atraente e ao mesmo tempo equilibrada. Assim, nutricionistas e profissionais da gastronomia podem se unir para mostrar que, no final das contas, fazem parte de um mesmo time.

Como a Unilever valoriza a Gastronomia em suas atividades?
A aplicação dos nossos produtos nos mais variados pratos, incluindo desde pratos básicos da culinária do dia-a-dia até criações de alta gastronomia, e ainda, opções mais equilibradas e saudáveis, que atendem aos critérios do Programa Minha Escolha*, e outras mais indulgentes, mostra que, com bom senso, todas as preparações têm seu lugar e seu momento na alimentação. Estamos frequentemente nos reinventando e nos comprometendo a ensinar o consumidor a utilizar nossos produtos de formas mais criativas e inovadoras, para que possa diversificar o seu cardápio diário e também o de ocasiões especiais, mostrando variedade e versatilidade.

Você cita gastronomia e culinária... em sua opinião, são a mesma coisa?
Segundo as fontes que consultei, a gastronomia é um ramo que abrange a culinária, os alimentos, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo (gourmet, em francês) pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluindo não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados. Por essa razão, a gastronomia tem um foro mais alargado que a culinária, que se ocupa mais especificamente das técnicas de confecção dos alimentos.

Nota-se que a Unilever vem mostrando cada vez mais o lado da Gastronomia em suas campanhas. É isso mesmo?
Em minha opinião sim. Veja por exemplo a campanha publicitária "Será que dá sanduba?", de Hellmann’s Deleite. Ela contou com a atuação de um Chef de verdade – Rogério Paes, que inspirou o uso dessa maionese, de perfil nutricional diferenciado, nas mais diversas criações com sanduíches, mostrando o caráter democrático e versátil deste produto. Por outro lado, a nova campanha de Hellmann’s regular mostra que a maionese Hellmann’s pode ir diretamente ao fogo, sem maiores problemas.

Esse não foi o tema de uma das demonstrações culinárias no estande da Unilever?
Exatamente! A chef do SENAC São Paulo, Karina Jacob Cerantola, preparou um bife acebolado acrescentando a maionese Hellmann’s diretamente no refogado de cebola. Fez o maior sucesso... o estande ficou lotado! Todo mundo queria provar a novidade. Mas também, com aquele cheirinho em horário de almoço, né?! Não dava para resistir mesmo!

Renata, mais algum comentário para encerrar?
Apenas gostaria de convidar a todos para conferir nossas receitas visitando os sites www.unilever.com.br e www.recepedia.com.br. Este último, em particular, está fazendo um verdadeiro sucesso!! E para terminar, obrigada pela oportunidade da entrevista e um abraço a todos!

*O Programa Minha Escolha é um programa de melhoria da qualidade nutricional de produtos alimentícios, definindo critérios máximos para os conteúdos de sódio, açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans que os produtos alimentícios podem ter. É conhecido por um selinho nas embalagens desses produtos ‘nutricionalmente adequados’. A Unilever aderiu ao Programa Minha Escolha, por isso, também desenvolve receitas com quantidades controladas desses quatro nutrientes.

Autor

Renata Cassar Nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública da USP, possui Mestrado em Saúde Pública pela mesma Universidade, Pós-Graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e atualmente cursa MBA em Gestão Empresarial pela Anhembi-Morumbi. Com uma experiência de 15 anos em multinacionais da área alimentícia, tais como Ajinomoto, Danone, Kraft e Unilever, seu conhecimento inclui a implementação e gerenciamento de áreas de Nutrição aplicada a Pesquisa & Desenvolvimento; Relações Científicas; Assuntos Regulatórios; Comunicação em Nutrição e Marketing Nutricional; Atendimento ao Consumidor, e Cozinha Experimental.

Os autores estão em ordem alfabética

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