<< Voltar
 
   
 

Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição apresenta temas inovadores

   
 

9º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição
3 e 4 de outubro de 2008

Em sua 9a edição, o Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição aborda as várias dimensões da gastronomia e da nutrição, incluindo:

- Nutrição e Gastronomia: Aspectos Culturais
- Alimento Seguro: Produzir, Transformar e Conservar
- Alimentação: Aspectos Técnicos, Nutricionias e Sensoriais
- Novas Tecnologias em Alimentação Coletiva
- Técnicas Gastronômicas: Teoria e Prática

Os principais temas que serão apresentados são:


- Gastronomia Regional Saudável
- Patrimônio Gastronômico: Preservação e Valorização da Identidade Gastronômica das Preparações Regionais do Ponto de Vista Sensorial e Simbólico
- Avaliação Nutricional, Sensorial e Simbólica de Bufês Executivos
- Em Busca de Nutrição, Saúde e Bem Estar na Alimentação Fora do Lar
- Dietas Equilibradas, Substituindo Ingredientes por Nutrientes
- Relação de PCCs nas Principais Operações de Processamento de Alimentos
- Lean Manufacturing: Cases Nacionais e Internacionais.
- Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Unidade de Alimentação e Nutrição
- Slow Food no Brasil e no Mundo.
- Alquimia dos Alimentos
- World Gastronomy: Le Cordon Bleu Experience
- A Definitiva União da Nutrição com a Gastronomia: o Encontro da Ciência com o Prazer de Comer
- Tendencia do Mercado Food Service Nacional e Mundial
- Técnicas Saudáveis: Inovação no Cardápio e Controle de Custo
- Controle da Qualidade Sensorial e Sanitária na Produção e Exposição de Iguarias destinadas a Serviços de Buffet
- Gastronomia nas Restrições Alimentares

Contará também com um prêmio especial para o melhor trabalho apresentado no Congresso (temas livres e posters).

Conferencistas já confirmados:

- Profa Dra. Raquel Braz Assunção Botelho - Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB.

- Dra. Paula Lazzarin Uggioni - Nutricionista e Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela UNICAMP. Membro do Núcleo de Pesquisas de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE/UFSC).

- Dr Juarez Calil - Nutricionista, Mestre em Nutrição pela UFSC, Consultor Regional em Nutrição da FAO/ONU, Consultor para os setores Mesa e Ensino Fundamental do PAS, Multiplicador de Educação para o Consumo Sustentável do INMETRO.

- Dra Camila Guimarães - Nutricionista pela USP, Pós-graduada em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi e Pós-graduanda em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela ESPM. Nutricionista do Serviço de Atendimento ao Profissional e Comunicação da Nestlé FoodService

- Dra. Flora Spolidoro - Nutricionista pela FSP/USP, Sócia e Diretora da Day by Diet e da Spilidoro Projetos e Marketing Nutricional, Consultora da ABIQ, Bunge Alimentos e Escola Americana de SP, Professora da Oficina de Nutrição do Hospital Albert Einstein.

- Prof. Dra Márcia Menezes de Mello Paranaguá - Nutricionista pela UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia, Docente da FAS/UNIME, Assessora Técnica em Nutrição dos restaurantes Yemanjá e Churrascaria Sal e Brasa. Instrutora em Segurança Alimentar pelo Instituto da Hospitalidade.

- Eng. José Carlos Dias Reis - Engenheiro Mecânico pela F.E.I., Engenheiro de Produção, MBA Gestão Empresarial – FGV/SP e MBA Gestão Para Executivos – FGV/SP, Cursos de Aperfeiçoamento Profissional na Europa e Estados Unidos na área de equipamento de cozinha de coletividade.

- Prof. Dra Tânia Regina Kinasz - Nutricionista, Mestre, Professora do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutoranda da UNIFESP/EPM.

- Cenia Salles – Naturalista e uma das idealizadoras do Restaurante Cheiro Verde e do projeto Empório Siriuba. Pesquisadora e culinarista, consultora em gastronomia para restaurantes e hotéis. Atual Líder do Convivium Slow Food São Paulo.

- Prof. Dra Verônica Cortez Ginani - Nutricionista (UnB), Especialista em Qualidade em Alimentos (UnB), Mestre em Nutrição Humana (UnB), autora do livro "Da alimentação à Gastronomia" e “Alquimia dos Alimentos”, Membro do Grupo de Pesquisa de Gastronomia do Centro de Excelência em Turismo (UnB), Professora nos cursos de pós-graduação do Centro de Excelência em Turismo (UnB).

- Chef Patrick Martin - Le Cordon Bleu International Culinary Education & Development Vice President. Le Cordon Bleu International Executive Corporate Chef. Le Cordon Bleu Operations Director for the Americas.

- Dra Ana Lucia Rodrigues – Nutricionista, Coordenadora do Serviço de Alimentação Do Hospital Sírio Libanês, Especialista em Administração Hospitalar e em Cardiologia pelo Departamento de Nutrição da SOCESP.

- Chef Dario Zanatta - Chef de Cozinha formado em Gastronomia e Hotelaria na Italia, com Pós-Graduação em Marketing de Serviços na GV Brasil. Trabalhou como Chef Executivo em diversos restaurantes e hotéis em Veneza, Miami, Londres e Munique. Especialista de Marketing da Sadia Food Services.

- Débora Araújo Cabral - Consultora gastronômica da Nestlé Foodservices, técnica de gestão em panificação e confeitaria com pós-graduação em políticas públicas. Experiência na área de produção em restaurantes e padarias no Brasil e Estados Unidos.

Será realizado no Mega Evento Nutrição 2008 - 2 a 4/out/2008 - Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo - SP:

MEGA EVENTO NUTRIÇÃO 2008
9º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida
9º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição
4º Fórum Nacional de Nutrição
3º Simpósio Internacional da American Dietetic Association (USA)
1º Simpósio Internacional da Nutrition Society (United Kingdom)
1º Simpósio Internacional do Le Cordon Bleu (França)
2º Simpósio SBAF - Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais

2 a 4 de outubro de 2008
Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca
São Paulo – SP – Brasil

Informações:


Núcleo/Nutrição em Pauta
Tel 11 5041-9321 - Fax 11 5041-9097
www.nutricaoempauta.com.br
eventos@nutricaoempauta.com.br

 
 
  << Voltar