<< Voltar
 
   
 

Associação Brasileira de Mulheres Médicas define campanha e missão para 2008

 

Cuidar do outro, especialmente quando o assunto é saúde, requer estrutura emocional, orgânica e bom condicionamento físico. Enfim, é necessário um cuidado especial quanto à própria qualidade de vida. Esse é o mote da campanha que a Associação Brasileira de Mulheres Médicas – Seção São Paulo (ABMM-SP) lança, em 25 de outubro de 2007, a partir das 20h, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM). O slogan que também será adotado como missão pelas profissionais de medicina é “Cuidar de si para melhor acolher o outro”.

A ABMM quer envolver todas as médicas na nova campanha, o que deve ter importante reflexo na humanização da assistência aos pacientes. Dados recentes do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) demonstram que 51,6% dos registros profissionais em 2007 foram de mulheres. O número de médicas já ultrapassou e de médicos.

“Um dos focos dessa empreitada da Associação Brasileira das Mulheres Médicas é a prevenção de risco cardiovascular, pois teve um aumento significativo nos últimos anos, além da adesão a hábitos saudáveis. Nesse particular, daremos ênfase à prática esportiva já que também é relevante para reduzir riscos. No lançamento apresentaremos dados inéditos do CREMESP sobre mulher na medicina”, explica dra. Ieda Verreschi, presidente da ABMM – Seção São Paulo e conselheira do CREMESP.

Para o decorrer dos próximos meses estão previstas palestras acordando temas como o risco da mulher na menopausa, problemas cardíacos adquiridos por causas como estresse e longevidade, TPM, educação sexual para jovens, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

Na solenidade de 25 de outubro, serão exibidos depoimentos de médicas que têm especial atenção com a qualidade de vida, a prática freqüente de esportes etc. Haverá ainda uma mostra fotográfica e, no encerramento, o presidente da Associação Paulista de Medicina, dr. Jorge Carlos Machado Curi, mostrará em detalhe o projeto Qualidade de Vida da APM.

“Visamos a integrar a ABMM com a APM, consolidando assim o papel da mulher nas sociedades médicas e renovando-as constantemente”, comenta a dra. Francy Reis da Silva Patrício, professora associada de patologia da UNIFESP, 2º tesoureira da ABMM – Seção São Paulo e presidente da ABMM Nacional.

No lançamento da missão e da campanha da ABMM, haverá a distribuição do livro A História da Associação Brasileira de Médicas Mulheres, de autoria das doutoras Jocelyne Levy Rosenberg e dra. Francy Reis da Silva Patrício, que além de narrar a trajetória da Associação, homenageia todas as mulheres que, de alguma forma, influenciaram sua consolidação.

Conheça mais sobre a Associação

A Associação Brasileira de Mulheres Médicas (ABMM) foi criada no inicio da década de 1960, no Rio de Janeiro – 40 anos após a fundação da Medical Women’s International Association, órgão internacional, na qual é filiada.

Entidade de representativa nacional e internacional, possui seções espalhadas por vários pontos do Brasil. Sua meta é fortalecer a Associação, suas sócias e humanizar o atendimento em saúde.

“Construir um laço forte entre as médicas, colabora para alcançar posições de destaque na medicina. Se a mulher quer se sobressair, precisa ser, pelo menos, quatro vezes melhor do que o homem, afinal a discriminação segue grande. Esse é um desafio constante que, unidas, venceremos”, pondera a dra. Mara Edwirges Rocha Gândara, tesoureira da ABMM – Seção São Paulo.

Programa Preliminar

· Abertura – Execução do Hino Nacional

Executado por Rafael Gandara Calabria

· Palavras da Presidente – Profª. dra. Ieda Verreschi

História – Futuro / Perspectiva – Objetivo da Missão

· Prevenindo Riscos

Profª. Tânia Leme da Rocha Martinez

· A importância do ser “saudável” no tratamento do seu paciente

Dr. Marcelo Smith de Vasconcellos

· Vivendo com Esportes

Dra. Berta Ribeiro da Luz

· A arte de transformação médica e esportista

Dra. Francini Grecco de Melo Pádua

· Encerramento: Programa da APM – Qualidade de Vida

Prof. dr. Jorge Carlos Machado Curi

· Apresentação Musical

Rafael Gandara Calabria

· Coquetel

Lançamento da Missão da Associação Brasileira de Mulheres Médicas

Data: 25 de outubro de 2007

Horário: 20h30

Local: Associação Paulista de Medicina

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - São Paulo/SP


Informações e Inscrições:
(11) 3188-4243 - cientifico@apm.org.br

 
 
  << Voltar