<< Voltar
 
   

1º Concurso de Gastronomia Orgânica e Funcional

 

A Núcleo / Nutrição em Pauta, promoverá em conjunto com a APC Brasil o 1º Concurso de Gastronomia Orgânica e Funcional no 15º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição, durante o Mega Evento Nutrição 2014, que acontecerá de 9 à 11/outubro/2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo - SP.

Este concurso é uma grande oportunidade para que os jovens talentos da Gastronomia e da Nutrição, assim como para que os profissionais que já atuam no setor, possam mostrar suas habilidades e conhecimentos.

Podem participar do concurso todos aqueles inscritos no 15º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição, no Mega Evento Nutrição 2014.

O júri do Concurso de Gastronomia Orgânica e Funcional será composto por uma equipe de profissionais renomados formada por Chefs de Cozinha e Nutricionistas, coordenados pelo Chef Marcelo Pinheiro, Presidente da APC Brasil, e pela Dra. Sibele B. Agostini, Editora da revista científica Nutrição em Pauta e Presidente do Mega Evento Nutrição 2014.

Chefs e Nutricionistas vão trabalhar em conjunto neste concurso visando criar receitas realmente especiais, segundo os conceitos da gastronomia (sabor, aroma, textura, visual, etc), e os preceitos da Nutrição (segurança alimentar, aspectos sensoriais, uso adequado e equilibrado dos ingredientes visando fornecer os nutrientes necessários, etc). O tema deste Concuro é Gastronomia Orgânica e Funcional, devendo ser utilizado e justificado o uso de ingredientes orgânicos e também funcionais.

O Concurso de Gastronomia Orgânica e Funcional irá receber as inscrições até 10/set/2014, conforme regulamento abaixo, com a receita da entrada + prato principal que estarão sendo avaliados. Serão aceitas inscrições de profissionais e/ou estudantes, sempre em dupla Chef e Nutricionista.

Serão selecionadas as seis melhores receitas recebidas, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento do concurso, para apresentação aos jurados de 9 à 11/out/2014 no Mega Evento Nutrição 2014. Cada dupla de participantes terá uma manhã para preparar suas receitas que serão degustadas pelos seis membros do júri em seguida à apresentação.

O prêmio para a dupla vencedora será uma viagem para a França com Curso de 3 dias no Le Cordon Bleu Paris (avião, hotel e inscrição no curso).

As inscrições deverão ser enviadas à Núcleo / Nutrição em Pauta para o email nucleo@nutricaoempauta.com.br, junto com a ficha de inscrição no Mega Evento Nutrição 2014 (15º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição ou VIP), com comprovante de pagamento, curriculum dos dois candidatos e receita a ser apresentada, composta de entrada + prato principal.

Regulamento do 1º Concurso de Gastronomia Orgânica e Funcional


Realização:


Apoio:

Datas e Locais:
10/set/2014 – data limite para envio das receitas (entrada + prato principal)
25/set/2014 – notificação dos seis finalistas
9 à 11/out/2014 – apresentação das receitas selecionadas para degustação pelo juri (na área de exposições do Mega Evento Nutrição 2014)
11/out/2014 – premiação da receita vencedora no 15o Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição no Mega Evento Nutrição 2014 – Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca – São Paulo - SP

Regulamento:
Os candidatos inscritos aceitam todas as normas deste regulamento. O comitê organizador se reserva o direito de realizar eventuais mudanças neste regulamento, se necessárias, devendo neste caso informar a todos os participantes do concurso.

Inscrições:
Poderão ser feitas por todos os inscritos no 15o Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição ou VIPs do Mega Evento Nutrição 2014.
As inscrições deverão ser enviadas à Núcleo / Nutrição em Pauta para o email nucleo@nutricaoempauta.com.br, junto com a ficha de inscrição no Mega 2014, com comprovante de pagto, curriculum dos dois candidatos e receitas a serem apresentadas.

Regras Gerais:
- Somente serão aceitas receitas até 10/set/2014, de duplas formadas por um Chef e um Nutricionista, formados ou estudantes, ambos inscritos no 15o Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição ou VIP do Mega Evento Nutrição 2014, com pelo menos a primeira parcela da inscrição já paga.
- Iniciar cada receita com o seu nome, nomes dos autores (Chef e Nutricionista), entidades/empresas a que pertencem, cidade e estado.
- No texto enviado deverá constar: uma breve descrição da receita, modo de preparo, ingredientes, composição nutricional por porção (quantidade, valor calórico, carboidratos, proteinas e lipídeos), justificativa nutricional e foto, além da relação dos ingredientes orgânicos utilizados e justificativa de propriedades funcionais.
- Eventuais ingredientes de patrocinadores, que deverão ser utilizados nas receitas, serão informados até 30/ago/2014.
- Os autores das seis receitas selecionadas (entrada + prato principal) serão notificados até 25/set/2015.
- Será emitido um certificado para cada receita selecionada e apresentada, onde constarão os nomes do Chef e da Nutricionista.
- As receitas selecionadas e apresentadas serão colocadas nos Anais do 15o Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição e estarão disponíveis no site www.nutricaoempauta.com.br.
- Os participantes cedem os direitos de divulgação de suas receitas e imagem
- Cada autor poderá apresentar no máximo duas receitas, compostas de entrada + prato principal cada uma.
- Os apresentadores das receitas selecionadas deverão utilizar o seguinte uniforme: dólmã, calça e sapatos pretos, avental branco e chapéu do Chef.
- Os apresentadores deverão trazer os pratos, talheres, acessórios e todos os ingredientes que serão utilizados para a elaboração e degustação de seus pratos.
- Os apresentadores terão acesso à um ambiente completo para a elaboração da sua receita, incluindo: superfície de trabalho, pia com água, forno combinado, fogão e geladeira.
- O período da manhã estará disponível aos participantes para fazerem o pré-preparo das suas receitas.
- As duplas de candidatos apresentarão suas receitas para degustação pelo Juri às 12h.
– Os membros do júri supervisionarão as preparações dos pratos e degustarão. O critério de avaliação é o seguinte:

Aspectos Gastronômicos e Nutricionais

TRABALHO NA COZINHA
- organização do trabalho
- higiene e limpeza
- normas de segurança
- utilização racional dos ingredientes
- uso racional de energia
- domínio das técnicas culinárias
- domínio das técnicas dietéticas
- agilidade na realização das preparações
- entrega do prato no momento certo
- segurança microbiológica

PRATO
- apresentação e harmonia
- sabor
- textura
- temperatura
- cor
- odor

Mais informações:
Núcleo/Nutrição em Pauta
Tel 11 5041-9321
nucleo@nutricaoempauta.com.br

 
 
  << Voltar