<< Voltar
 
   

Alegação de redução de risco de doenças por consumo de fitoesteróis é
aprovada na União Européia

 

 

Pela primeira vez na história da legislação de alimentos na Europa, uma alegação de saúde relacionada com a redução de risco de doença é autorizada. No dia 11 de novembro, a European Food Safety Authority aprovou a seguinte alegação: "Fitoesteróis tem demonstrado reduzir o colesterol sanguíneo. O colesterol elevado é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares".

A condição de utilização deste claim consiste em informar ao consumidor que os benefícios são obtidos com o consumo diário de no mínimo 2g de fitoesteróis. "Do ponto de vista científico, por mais que a ciência já fosse conclusiva, os profissionais de saúde poderão recomendar alimentos com fitoesteróis com mais confiança em sua eficácia como ferramenta no controle do colesterol e redução do risco de doenças coronarianas" reforça Renata Cassar, Gerente de Nutrição da Unilever Brasil.

A ação de redução do colesterol pelo consumo regular de fitoesteróis se dá através do mecanismo de competição na absorção, já que a estrutura química dos fitoesteróis é semelhante à do colesterol e, portanto, há redução da absorção de colesterol e conseqüente melhora do perfil lipídico, sem trazer efeitos colaterais ao organismo.

No Brasil, os produtos com fitoesteróis estão no mercado desde 1999. Nos últimos anos, novas opções foram lançadas e facilitaram o alcance da porção recomendada, já que o consumo de fitoesteróis através da ingestão de vegetais requer uma quantidade diária muito elevada. Atualmente, o mercado brasileiro já conta com margarinas, iogurtes e bebidas lácteas com fitoesteróis.

 
 
  << Voltar