<< Voltar
 
   
Gastronomia Molecular: Prof. Dr. Christophe Lavelle, PhD virá da França especialmente para realizar apresentação em São Paulo
 

Renomado pesquisador de París virá à São Paulo para realizar duas apresentações especiais sobre Gastronomia Molecular no Mega Evento Nutrição 2009 - 1 a 3/out/2009.

Gastronomia Molecular: uma ciência culinária

Gastronomia Molecular ou Gastronomia Física (GM) é um termo que foi definido em 1988 pelo físico húngaro Nicholas Kurti e pelo químico francês Hervé This como uma tentativa de criar a base para uma nova disciplina científica dedicada ao estudo dos processos físicos e químicos que ocorrem durante o cozimento dos alimentos, tanto em nossos lares como nos restaurantes.

Segundo Hervé This, a Gastronomia Molecular ultrapassa o estudo dos mecanismos relacionados à transformação dos ingredientes, englobando os aspectos sociais, artísticos e técnicos da preparação e do consumo dos alimentos.

Nesta apresentação serão discutidas as origens e objetivos desta jovem ciência e será mostrado como uma abordagem multidisciplinar pode nos auxiliar a entender melhor o fenômeno culinário.

Cozinha Molecular: a tecnologia culinária

No final dos anos 1990 o termo Gastronomia Molecular (GM) começou a ser utilizado por alguns Chefs de Cozinha, definindo um novo estilo culinário, com base em pesquisas científicas, avanços na tecnologia de equipamentos e de ingredientes (principalmente hidrocolóides).

Entretanto, a Gastronomia Molecular foi originalmente definida como relacionada apenas à investigação científica dos processos físicos e químicos associados ao cozimento dos alimentos, ou seja à produção do conhecimento.

A técnica culinária visa a produção de alimentos e portanto o termo correto é Cozinha Molecular - a nova tendência culinária que utiliza as novas ferramentas, ingredientes e métodos desenvolvidos através das pesquisas em Gastronomia Molecular.

Neste curso serão explicadas e demonstradas algumas das técnicas que tornaram tão popular a Cozinha Molecular.

Prof. Dr. Christophe Lavelle, PhD - Cientista da CNRS - French National Scientific Research Centre, Interdisciplinary Research Institute, Lille. Pós Doutorado em Biofísica Molecular na Universidade de Paris VI. Mestrado em Física Fundamental na Universidade de Paris XI e em Biofísica na Universidade de Paris VI. Gerente e principal conferêncista em Ciência da Alimentação nas Universidades de Aix-Marseille e Lyon. Conferêncista e Gerente de Química Alimentar e Gastronomia Molecular na Universidade de Paris VI. Membro da Divisão Educacional da FCSA -Alimentary Science and Culture Foundation of the French Academy of Science. Fundador e Gerente Geral da Associação "Science and Cooking". Co-organizador do "Annual International Art, Science and Cooking Contest" em Paris.

MEGA EVENTO NUTRIÇÃO 2009

10º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida
10º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição
5º Fórum Nacional de Nutrição
4º Simpósio Internacional da American Dietetic Association (USA)
2º Simpósio Internacional da Nutrition Society (United Kingdom)
2º Simpósio Internacional do Le Cordon Bleu (França)

1 a 3 de outubro de 2009
Centro de Convenções Frei Caneca
São Paulo - SP - Brasil

Informações:
Núcleo/Nutrição em Pauta
Tel 11 5041-9321 - Fax 11 5041-9097
email eventos@nutricaoempauta.com.br
website www.nutricaoempauta.com.br

 
 
  << Voltar