<< Voltar
 
   
 

Hospital do Coração conquista certificado ouro de “Ambiente Livre do Tabaco”

   
 

Conferido pelo CEPALT - Comitê Estadual para Promoção de Ambientes Livres do Tabaco,
classificação ouro indica que o ambiente de trabalho não possui “fumódromo”

O HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, conquista o certificado ouro de Ambiente Livre do Tabaco outorgado pelo Comitê Estadual para Promoção de Ambientes Livres do Tabaco (CEPALT), órgão sediado na Secretaria da Saúde e Governo do Estado de São Paulo. O certificado possui três categorias: bronze (mobilização para que o ambiente fique livre da fumaça do cigarro), prata (quando há ambiente livre do tabaco, tratamento de fumantes e fumódromo) e ouro (não há fumódromo no local).

“A conquista é fruto de um trabalho de mobilização e incentivo da direção do HCor e do apoio dos setores de RH e marketing. Há mais de 15 anos atendemos, além de funcionários e pacientes internados, o público externo que procura o programa de cessação do cigarro. São realizadas palestras educativas e de sensibilização em escolas, empresas e órgãos públicos. Também marcarmos presença em campanhas como o Dia Nacional de Combate ao Fumo e Dia Mundial sem Tabaco”, explica Silvia Cury Ismael, responsável pelo Serviço de Psicologia do HCor e pelo programa de assistência integral ao fumante.

Ainda segundo a psicóloga, o HCor já é uma referência no tratamento de fumantes. “Com esta conquista fortalecemos um dos principais padrões de qualidade internacional da Joint Commission International (JCI). O HCor por ser pioneiro e referência no tratamento de doenças cardiovasculares atua fortemente no tratamento a dependência do cigarro. Considerado uma droga, ele provoca graves transtornos à saúde e se relaciona a mais de 50 tipos de doenças, como câncer de pulmão, de boca e de faringe, cardiopatias e até impotência sexual”, finaliza Silvia.
Sobre o Programa de Assistência Integral ao Fumante do HCor.

Formado por grupos de cinco a 10 pessoas que se reúnem uma vez por semana, durante dois meses, o programa tem obtido êxitos inéditos. Logo após o tratamento, por exemplo, cerca de 80% dos pacientes permanecem em abstinência. Após um ano, 60% deles resistem ao cigarro, diminuindo consideravelmente os riscos de doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer de diversos tipos, diabetes, entre outros males.

 
 
  << Voltar