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Análise das Estratégias de Marketing e Perfil Higiênico-Sanitário do Comércio Varejista de Rua, no Bairro do Ipiranga (SP)

Analysis of the marketing strategies and sanitary hygienical profile of the retailing of street, in the quarter of the Ipiranga

Palavras - chave
: Comércio de rua; higiene; marketing; vendedor de rua.
Keywords: Commerce of street; hygiene; marketing; street salesman

resumo

Introdução: O comércio informal de alimentos pode constituir um risco a população. Diversos fatores impulsionaram o aumento da comercialização de alimentos nas ruas, e o planejamento estratégico de “marketing” pode auxiliar, com geração de lucro. Objetivo: analisar técnicas de “marketing”, perfil higiênico sanitário e conhecimento de higiene adotado por microempresários, do segmento de lanches e refeições rápidas. Metodologia: Foi aplicado um questionário, realizado junto a uma amostra de 9 microempresário e sugerido um plano com estratégias de marketing. Resultados: Os dados permitiram demonstrar que a maioria dos locais necessita de informações básicas de higiene e manipulação. Quanto às estratégias de “marketing”, constatou-se que a maioria opta pela divulgação “boca a boca”. Cartazes, panfletos, embalagens diferenciadas, anúncios em websites foram alguns dos recursos sugeridos nesse trabalho. Conclusão: É recomendável a realização de treinamento quanto a técnicas de higiene e que os proprietários busquem maiores informações sobre outras formas de divulgação.

abstract
Introdução: O comércio informal de alimentos pode constituir um risco a população. Diversos fatores impulsionaram o aumento da comercialização de alimentos nas ruas, e o planejamento estratégico de “marketing” pode auxiliar, com geração de lucro. Objetivo: analisar técnicas de “marketing”, perfil higiênico sanitário e conhecimento de higiene adotado por microempresários, do segmento de lanches e refeições rápidas. Metodologia: Foi aplicado um questionário, realizado junto a uma amostra de 9 microempresário e sugerido um plano com estratégias de marketing. Resultados: Os dados permitiram demonstrar que a maioria dos locais necessita de informações básicas de higiene e manipulação. Quanto às estratégias de “marketing”, constatou-se que a maioria opta pela divulgação “boca a boca”. Cartazes, panfletos, embalagens diferenciadas, anúncios em websites foram alguns dos recursos sugeridos nesse trabalho. Conclusão: É recomendável a realização de treinamento quanto a técnicas de higiene e que os proprietários busquem maiores informações sobre outras formas de divulgação

Autores

Dra. Andréa Rogick Professora Orientadora do Centro Universitário São Camilo
Dra. Juliana Simões Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Estagiárias em Marketing nutricional da Nutrociência Assessoria em Nutrologia
Dra. Milena Volpini Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, Estagiárias em Marketing nutricional da Nutrociência Assessoria em Nutrologia
Prof. Dr. Mauro Fisberg Pediatra e Nutrologo do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo.

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2007


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