385 artigos encontrados em Entrevistas
Estudo coordenado por médico brasileiro comprova que nutrição adequada reduz em cerca de 60% complicações em cirurgias

1)Pacientes submetidos à dieta específica antes de uma cirurgia de grande porte têm taxas de complicações infecciosas reduzidas?

A avaliação de 17 trabalhos clínicos, que envolveram 2.305 pacientes internados na Holanda, Suíça, Itália, Austrália, Estados Unidos e Alemanha, concluiu que pacientes submetidos à dieta específica antes de uma cirurgia de grande porte têm taxas de complicações infecciosas reduzidas. Também têm o período de internação reduzido em pelo menos dois dias e menores chances de complicações pós-cirúrgicas.Este tipo de trabalho, no qual são reunidos estudos já existentes que obedecem a critérios pré-determinados e a partir dos quais é possível chegar à uma conclusão, é denominado metanálise. Neste caso em particular, a metanálise foi realizada por um grupo de cirurgiões do Brasil, de outros países da América Latina, Ásia e da Austrália, que definiram que o escopo do trabalho seria os pacientes submetidos a cirurgias eletivas de grande porte.

Ficaram de fora os doentes graves, em unidade de terapia intensiva.Os resultados abrem uma nova porta para a Medicina, que procura incessantemente meios para reduzir as complicações infecciosas após cirurgias. Vários esforços vêm sendo feitos com esta finalidade. A administração profilática de antibióticos e o preparo intestinal são algumas das alternativas possíveis atualmente.Os benefícios apontados pela metanálise representam uma economia de cerca de R$ 5 mil por paciente.

2) Quais são os benefícios da Nutrição?

A nutrição é um cuidado pré-operatório muito importante. O segredo é combinar os nutrientes na proporção e quantidades adequadas para o melhor benefício possível.Os nutrientes utilizados nestes estudos são encontrados facilmente na alimentação normal, só que em pequena quantidade. A vantagem da dieta industrializada, utilizada para fins terapêuticos, é a possibilidade de reunir doses maiores. Outro ponto positivo é a facilidade de implantação de dieta imunomoduladora no pré-operatório. Não é necessário internação do paciente só para a dieta. Ele pode ser orientado no consultório ou ambulatório a tomar o suplemento em casa.

3) Qual foi a conclusão da metanálise?

A metanálise incluiu:

. 17 trabalhos clínicos randomizados, 14 publicados e 3 não-publicados

. 2.305 pacientes internados na Holanda, Suíça, Itália, Austrália, Estados Unidos e Alemanha

Os principais resultados entre os pacientes usando a dieta imunomoduladora foram:

. Taxa de complicações infecciosas 58% menor no pré-operatório

. Internação hospitalar pós-cirúrgica pelo menos 2 dias menor com uso pré e perioperatório da dieta

. Menos episódios de pneumonia em pacientes operados do trato gastrintestinal

. Freqüência 46% menor de deiscências cirúrgicas em pacientes operados do trato gastrintestinal que receberam a dieta no pré-operatório

Autor

Dr. Dan L. Waitzberg diretor do GANEP - Grupo de Nutrição Humana e professor associado da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Gastroenterologia

Os autores estão em ordem alfabética

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores