1872 artigos encontrados em Notícias
Alimentos: É possível preservar mais se a conservação for correta

Em tempos de recessão econômica, e até de notícias de escassez alimentar, o melhor é preservar alimentos e, por conseguinte, ajudar o próprio bolso. Por isso, manter o alimento mais tempo para o consumidor é a saída ideal. Que tal optar pelo congelamento? Congelar o alimento é um processo simples, mas está longe de apenas separá-lo, colocar em saquinhos e armazenar na geladeira ou freezer.

A dica para frutas é congelar em pedações, que facilita processamento no liquidificador, por exemplo. Importante é congelar sem a casca e sem caroço. Hortaliças devem passar pela técnica de branqueamento, cozinhe por alguns minutos em água fervente, em seguida, de choque térmico com gelo e água fria: mantem a cor e textura.

Carne só pode ser congelada crua, se isso for feito imediatamente após a compra. Se não, melhor cozinhar. Abaixo algumas dicas pontuais.

CONSERVAÇÃO ALIMENTOS

1.           Armazene os alimentos em saquinhos limpos: Os saquinhos coloridos de feiras e de supermercados são apropriados para transporte, não para armazenamento, pois costumam ter bactérias e microrganismos vindos do manuseio que sofreram por parte dos vendedores que lidam com dinheiro.

2.           Armazenamento de verduras: Mesmo que seja em gotículas, a água transmite o frio mais rapidamente para as folhas e as queimas. Por isso, é importante higienizar as folhas, secar com papel toalha e embalá-las também em papel toalha (seco, naturalmente) antes de colocá-las em saquinhos virgens transparentes para levá-las à geladeira.

3.           Transfira queijos e frios para potes: O plástico filme usado para embalar queijos e frios após a pesagem nos supermercados é frágil demais, sofre microfissuras ao ser aberto e deixa os alimentos expostos à contaminação por bactérias e microrganismos, mesmo na geladeira. O recomendado é descartá-los e transferir os alimentos para potes plásticos ou de vidro com tampa.

4.           Cozinhe a carne crua que está sobrando na geladeira e congele em porções: A carne só pode ser congelada crua se isso for feito imediatamente após a compra; se ela já há até 3 dias na geladeira, deve ser cozida e então congelada. Para levar ao congelador, o ideal é dividi-la em porções individuais, pois não é aconselhado que esse preparado seja congelado novamente.

5.           Congele apenas alimentos em boas condições: O congelamento mantém os alimentos em suas condições atuais; por isso, a técnica de congelar comida é capaz de desacelerar o crescimento dos microrganismos, mas não de matá-los. Portanto, alimentos contaminados no congelamento vão continuar contaminados na hora do consumo.

6.           Ao congelar comida, coloque os alimentos mais novos na parte de trás do congelador e traga os mais antigos para frente, de forma a consumi-los primeiro. Além disso, sempre coloque uma etiqueta na embalagem com o conteúdo do recipiente e a data de congelamento, lembrando que devem ser consumidos em no máximo 90 dias.

7.           Como congelar frutas: Morango e frutas vermelhas podem ser consumidas in natura após seu descongelamento, pois mantém suas características. As demais frutas devem ser consumidas como suco ou no preparo de receitas após o seu descongelamento. A dica é congelá-las em pedaços, o que facilita o processamento no liquidificador. Lembre-se também de congelar as frutas sem casca, caroço ou sementes, pois será impossível removê-los depois.

8.           Como congelar hortaliças: A técnica de branqueamento serve para manter a textura e a cor das hortaliças congeladas. Ela consiste em cozinhá-las rapidamente em água fervente (cerca de 20 segundos) e, em seguida, dar um choque térmico com gelo e água fria para interromper o cozimento e evitar que elas fiquem muito moles.

Fica a dica e boa alimentação

Fonte
Dra. Anna Skupek - Coordenadora de Projetos do IlSI. Nutricionista Mestre em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Nutrição Hospitalar pelo HC-USP. MBA Gestão em Saúde.

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores